Title: | Aplicação do protocolo de avaliação e identificação da toxidade (AIT - USEPA) em amostras de efluentes de processamento mineral. (Toxicity identification and evaluation procedures (TIE-USEPA) applied in the ecotoxicology laboratory of Cetem) |
View/Open | Giuliane Ceuli Oliveira de Medeiros.pdf ( 343.69 kB ) |
Author: | Medeiros, Giuliane Ceuli Oliveira de Egler, Silvia Gonçalves Magalhães, Danielly de Paiva |
Date of Public.: | 2015 |
Citation: | MEDEIROS, G.C.O.; EGLER, S.G.; MAGALHÃES, D.P. Aplicação do protocolo de avaliação e identificação da toxidade (AIT - USEPA) em amostras de efluentes de processamento mineral. IN: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, 23. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015. |
Abstract: | Resumo Este resumo apresenta os procedimentos para a implantação do protocolo de Avaliação e Identificação da Toxicidade (AIT, USEPA) no Laboratório de Ecotoxicologia Aplicado à Indústria Mínero-metalúrgica (LECOMIN). Foram realizados ensaios de toxicidade aguda com o cladocero Daphnia similis, avaliando a sobrevivência (mortalidade ou imobilidade) para a determinação da CE50 (concentração efetiva mediana) (ABNT 12713/09). O protocolo foi elaborado de modo a identificar os possíveis compostos ou classe de compostos causadores da toxicidade em amostras líquidas. As primeiras manipulações realizadas com efluente sintético, ajuste de pH 3 e 11, não resultaram em redução ou remoção da toxicidade. Das manipulações, ajuste para pH 3 e 11, ajuste para pH 3 e pH 11 e filtração, adição de quelante EDTA e adição de oxi-redutor tiossulfato de sódio, realizadas com resíduo de bacia de decantação de mineração de flúor resultaram em aumento de toxicidade em todas as adições de tiossulfato e redução da toxicidade no tratamento com pH11. Este resultado indica que o(s) contaminante(s) causador(es) da toxicidade provavelmente é (são) dependente(s) de pH. |
URL: | http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1788 |
ISBN: | 978-85-8261-028-2 |
ISSN: | 0104-6373 |
Appears in Collections: | Jornada de Iniciação Científica |
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