Skip navigation
Result
Title: Aproveitamento de resíduos grossos oriundos de lavra de rochas ornamentais do Espírito Santo em pavimentos asfálticos
View/Open5 - Hieres_JPCI_2015 impresso.pdf ( 507.5 kB )
Author: Silva, Hieres Vettorazzi da
Castro, Nuria Fernandez
Ribeiro, Roberto Carlos da Conceição
Date of Public.: 2015
Publisher: CETEM/MCTI
Citation: SILVA, H. V.; CASTRO, N. F.; RIBEIRO, R. C. C. Aproveitamento de resíduos grossos oriundos de lavra de rochas ornamentais do Espírito Santo em pavimentos asfálticos. In: Jornada do Programa de Capacitação Interna do CETEM, 4. Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015.
Abstract: O Estado do Espírito Santo, principal produtor de rochas ornamentais, acumula grandes quantidades de resíduos nas pedreiras, estocados em escarpas, vertentes e encostas de frentes de lavra. Na linha do enfoque sustentável o CETEM busca meios de aproveitamento desse material, sendo uma alternativa oportuna sua utilização na pavimentação da rodovia Governador Mario Covas, BR-101, que será duplicada nos próximos anos. Previamente aos ensaios rotineiros de caracterização tecnológica dos materiais estocados, realizou-se uma etapa de geoprocessamento, resultando em um mapa das pedreiras existentes que serviu de base para selecionar alvos para cubagem e amostragem, seguindo o critério de distância não superior a 25 km da rodovia. Foi realizada a etapa de campo em 52 alvos selecionados no sul do estado, que foram reduzidos a 13 em função de qualidade e quantidade de material disponível e as amostras coletadas estão sendo caracterizadas para se determinar a viabilidade de sua utilização. Pretende-se completar o trabalho de campo e caracterização e apresentar um mapa de potencialidade para a empresa responsável pela duplicação.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1804
ISSN: 1983-1722
Appears in Collections:Jornada PCI



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.