Skip navigation
Result
Title: Metodologia para o monitoramento da qualidade das águas da Bacia Carbonífera Sul Catarinense: ferramenta para gestão em poluição ambiental
View/Opensgpa-13.pdf ( 556.98 kB )
Author: Castilhos, Zuleica Carmen
Bidone, Edison Dausacker
Cesar, Ricardo Gonçalves
Egler, Silvia Gonçalves
Alexandre, Nadja Zim
Bianchinni, Marcus
Nascimento, Teresinha
Date of Public.: 2010
Publisher: CETEM
Citation: Castilhos, Z. C. et al. Metodologia para o monitoramento da qualidade das águas da Bacia Carbonífera Sul Catarinense: ferra-menta para gestão em poluição ambiental. Rio de Janeiro: CETEM, 2010. (Série Gestão e Planejamento Ambiental, 13).
Abstract: O carvão consiste na principal fonte mineral brasileira de recursos não-renováveis, e sua extração tem causado sérios im- pactos ambientais. O objetivo deste trabalho é avaliar os fluxos fluviais de contaminantes e seu balanço de massa para três bacias impactadas pela mineração de carvão na região carbo- nífera sul catarinense: Araranguá, Tubarão e Urussanga. Pa- râmetros hidrogeoquímicos e análises químicas totais (alumí- nio, ferro, manganês, sólidos totais e sulfato) foram determina- dos, e os fluxos de contaminantes (FC) foram calculados atra- vés da multiplicação entre a vazão da drenagem e a concentra- ção do contaminante. Os fluxos específicos de contaminantes (FECs) foram calculados através da razão entre os FC e a área de drenagem. O balanço de massa dos contaminantes foi reali- zado utilizando-se os dados de FECs, e os segmentos fluviais críticos de contaminação foram identificados. Os resultados revelaram que as vazões e a área de drenagem desempenha- ram papel fundamental nos processos de diluição e/ou concen- tração dos contaminantes estudados. O balanço de massa re- velou que a bacia do rio Araranguá é a mais contaminada e, no entanto, o segmento fluvial mais crítico de contaminação entre todas as bacias estudadas está localizado na bacia do rio Tubarão. Na Bacia do rio Urussanga, o segmento fluvial à ju- sante das áreas mineradas por Coquerias Rio Deserto se apre- sentou extremamente crítico. Espera-se que esses resultados possam contribuir para gestão sustentável da atividade de mi- neração nas bacias estudadas, oferecendo suporte à tomada de decisão em medidas de saúde pública e de controle ambi ental.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/294
ISBN: 978-85-61121-67-9
ISSN: 1808-0863
Appears in Collections:Série Gestão e Planejamento Ambiental



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.