DC Field | Value |
dc.contributor.author | Abi-Chahin, Jaqueline de Oliveira |
dc.contributor.author | Almeida, Josimar Ribeiro de |
dc.contributor.author | Lins, Gustavo Aveiro |
dc.date.accessioned | 2012-09-20T18:10:53Z |
dc.date.available | 2012-09-20T18:10:53Z |
dc.date.issued | 2008 |
dc.identifier.citation | ABI-CHAHIN, J. O.; LINS, G. A.. Avaliação de impactos ambientais: estudo de caso. Rio de Janeiro: CETEM, 2008. (Série Gestão e Planejamento Ambiental, 11) . |
dc.identifier.isbn | 978-85-61121-24-2 |
dc.identifier.issn | 1808-0863 |
dc.identifier.uri | http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/334 |
dc.description.abstract | Estradas são vitais para o crescimento da economia de uma nação, contudo, os impactos ecológicos causados por estradas têm sido considerados por muitos autores um dos principais fatores responsáveis pela perda de biodiversidade no mundo.
A atividade de Estradas de Rodagem está citada em primeiro lugar na lista de atividades cujo licenciamento dependerá da elaboração e aprovação do EIA/RIMA (Estudo de Impactos
Ambientais / Relatório de Impactos Ambientais). A avaliação de impactos ambientais (AIA) é uma análise que nos permite verificar quais impactos podem estar associados a um determinado empreendimento, e uma das ferramentas que podem utilizadas
para isso é a Matriz de Leopold. Através dos resultados encontrados na Matriz de Leopold, podemos observar que, comparando-se a hipótese de realizar a obra com plano de
mitigação de impactos e a hipótese de não realizar a obra, temos o resultado favorável à realização da obra, ou seja a realização da obra, embora traga alguns impactos negativos,
com a implementação do plano de mitigação de impactos ambientais, será a melhor alternativa no cenário analisado. |
dc.language.iso | pt_BR |
dc.publisher | CETEM |
dc.subject.other | Impacto ambiental |
dc.title | Avaliação de impactos ambientais: estudo de caso |
dc.type | Special Collection |
dc.rights.holder | Acesso aberto |
dc.subject.en | Environmental impact |
dc.subject.en | Evalutation of environmental impacts |
dc.description.abstracten | Highways are vital for the growth of the economy of a nation, however, the ecological impacts caused by highways have been considered by many authors one of the largest threats the
biodiversity. The activity of Highways is mentioned in first place in the list of activities whose licensing will depend on the elaboration and approval of EIA/RIMA. The evaluation of
environmental impacts (AIA) is an analysis that allows to verify us which impacts can be associated to a certain enterprise, and one of the tools that can used for that, it is the Leopold Matrix.
We can observe that, being compared the hypothesis of accomplishing the work with plan of mitigation of impacts and the hypothesis of not accomplishing the work, we have the
favorable result to the accomplishment of the work, or be the accomplishment of the work, although it swallows some negative impacts, with the development of the plan of mitigation of
environmental impacts, it will be the best alternative in the analyzed scenery. |
dc.identifier.sgpa | 11 |
Appears in Collections: | Série Gestão e Planejamento Ambiental
|