Skip navigation
Result
Title: Metodologia de aplicação do geoprocessamento na avaliação da contaminação por metal pesado em solo: estudo de caso em área confinada de indústria
View/Opensgpa-7.pdf ( 622.86 kB )
Author: Moraes, Luzia Alice Ferreira de
Santos, Ronaldo Luiz Correa dos
Sobral, Luis Gonzaga Santos
Date of Public.: 2006
Publisher: CETEM
Citation: MORAES, L. A. F.; SANTOS, R. L. C.; SOBRAL, L. G. S. Metodologia de aplicação do geoprocessamento na avaliação da contaminação por metal pesado em solo: estudo de caso em área confinada de indústria. Rio de Janeiro: CETEM, 2006. (Série Gestão e Planejamento Ambiental, 7)
Abstract: A classificação da ortofoto da área cena do estudo mostrou que está influenciada por ações antrópicas, sendo que 42% de sua ocupação é referente às áreas urbana e industrial. A partir da grade triangular de amostragem que abrangeu uma área de cerca de 21.000 m2, correspondendo a 28,2%, da área total confinada da indústria, permitiu a geração dos modelos numéricos de terreno (MNT) nas diferentes profundidades sondadas. Para o modelo de fatiamento, os teores de metal foram classificados em 6 níveis de 1 a 6, sendo que o nível 1 conteve o intervalo de concentrações mais baixas. Os modelos mostraram existir dois focos principais, nos quais estão os níveis mais altos de concentração em profundidades superiores a 1,5m. A partir de 2,5m de profundidade o número de amostras foi insuficiente para a elaboração do MNT.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/385
ISBN: 978-85-61121-14-3
ISSN: 1808-0863
Appears in Collections:Série Gestão e Planejamento Ambiental



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.