DC Field | Value |
dc.contributor.author | Ribeiro, Roberto Carlos da Conceição |
dc.contributor.author | Correia, Julio Cesar Guedes |
dc.contributor.author | Seidl, Peter Rudolf |
dc.contributor.author | Almeida, Salvador Luiz Matos de |
dc.contributor.author | Carvalho, Eduardo Augusto de |
dc.date.accessioned | 2012-06-26T16:51:24Z |
dc.date.available | 2012-06-26T16:51:24Z |
dc.date.issued | 2007 |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Roberto Carlos da C. et al. Utilização de rejeitos de rochas ornamentais em misturas asfálticas. Rio de Janeiro: CETEM, 2007.(Série Tecnologia Mineral, 87) |
dc.identifier.uri | http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/49 |
dc.description.abstract | A preocupação com o meio ambiente tem aumentado nas últimas décadas
devido ao fato de a qualidade de vida estar diretamente relacionada com
um meio ambiente limpo. O município de Stº Antônio de Pádua situa-se ao
noroeste do estado do RJ, possuindo uma quantidade expressiva de pedreiras
e serrarias de rochas ornamentais. Ameaçadas de fechamento, por
provocarem a poluição e o assoreamento de rios, decorrente da produção
de toneladas de rejeitos mensais, as serrarias resolveram tomar uma atitude
no que concerne à recuperação dos rios e utilização dos rejeitos
gerados. Pesquisas realizadas pela Coordenação de Apoio Tecnológico à
Micro e Pequena Empresa – CATE/CETEM viabilizaram a construção de
tanques para o recolhimento dos rejeitos nas serrarias, bem como sua
utilização em argamassas. Neste contexto, surge a idéia de utilização
deste rejeito mineral na composição da mistura asfáltica, em substituição
aos agregados minerais comumente utilizados. Para execução deste trabalho,
utilizou-se as normas estabelecidas para agregados minerais, preconizadas
pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte
(DNIT), constando de análise granulométrica, abrasão Los Angeles, forma
e densidade. Além disso, o rejeito foi avaliado por meio de análises
química e mineralógica, bem como pelo processo de interação química
com um ligante asfáltico. Por fim, realizaram-se ensaios de resistência
mecânica em misturas asfálticas utilizando esse rejeito. Os resultados
indicaram o enquadramento do rejeito às normas estabelecidas para agregados,
segundo o DNIT, além de ser caracterizado pela análise mineralógica
como um gnaisse. Os resultados de adsorção indicaram a alta
capacidade de interação com o ligante, chegando-se a valores máximos de
4,5mg/g. Por fim, observou-se um valor de resistência mecânica da mistura
asfáltica em torno de 130%, enquadrando-se aos valores recomendados
(>80%). Dessa forma, pode-se concluir que o rejeito mineral do corte
de gnaisse apresenta potencialidade de utilização em pavimentação, contribuindo
para redução do impacto ambiental da região e com a diminuição
do custo de confecção da mistura asfáltica. |
dc.language.iso | pt_BR |
dc.publisher | CETEM |
dc.subject.other | Rochas ornamentais |
dc.subject.other | Rejeitos |
dc.subject.other | Asfalto |
dc.title | Utilização de rejeitos de rochas ornamentais em misturas asfálticas |
dc.type | Special Collection |
dc.rights.holder | Acesso aberto |
dc.description.abstracten | The concern with the environment has been increasing in the last decades
due to the fact of the life quality to be directly related with a clean
environment. The municipal district of Stº Antônio de Pádua locates to the
northwest of the Rio de Janeiro State, possessing an expressive amount of
quarries and sawmills of ornamental rocks. Threatened of closing, for they
provoke the pollution and the sand rivers, due to the production of
monthly tons of residues, the sawmills of they decided to take an attitude
in what concerns the recovery of the rivers and use of the generated
residues. Researches accomplished by the Coordination of Technological
Support to Personal computer and Small Company - CATE/CETEM, made
possible the construction of tanks for the withdrawal of the residues in the
sawmills, as well as of its use in cement. In this context, the use idea
appears of this mineral residue in the composition of asphalt mixture, in
substitution to the mineral aggregates commonly used. For execution of
this work, it was used the established norms for minerals aggregates
extolled by the National Department of Infrastructure of Transport (DNIT),
consisting of granulometric analysis, abrasion Los Angeles, it forms and
density. Besides, the residue was evaluated through chemistry and
mineralogical analyses, as well as for the process of chemical interaction
with a CAP. Finally it took place rehearsals of mechanical resistance in
asphaltic mixtures using the residue. The results indicated the framing of
the residue to the established norms for minerals aggregate according to
DNIT besides characterizing as a gnaiss capable to interact with CAP,
being arrived to value of adsorption (4,5mg/g). Besides, a value of mechanical resistance was observed, around 130%, in agreement with the recommended values (>80%). It can be concluded that residue cut presents use potentiality in paving, being contributed to reduction of the environmental impact of the area and decrease of the cust of the pavement. |
dc.identifier.stm | 87 |
Appears in Collections: | Série Tecnologia Mineral
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