Skip navigation
Result
Title: Utilização de rejeitos de rochas ornamentais em misturas asfálticas
View/Openstm-87.pdf ( 731.62 kB )
Full metadata record
DC FieldValue
dc.contributor.authorRibeiro, Roberto Carlos da Conceição
dc.contributor.authorCorreia, Julio Cesar Guedes
dc.contributor.authorSeidl, Peter Rudolf
dc.contributor.authorAlmeida, Salvador Luiz Matos de
dc.contributor.authorCarvalho, Eduardo Augusto de
dc.date.accessioned2012-06-26T16:51:24Z
dc.date.available2012-06-26T16:51:24Z
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationRIBEIRO, Roberto Carlos da C. et al. Utilização de rejeitos de rochas ornamentais em misturas asfálticas. Rio de Janeiro: CETEM, 2007.(Série Tecnologia Mineral, 87)
dc.identifier.urihttp://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/49
dc.description.abstractA preocupação com o meio ambiente tem aumentado nas últimas décadas devido ao fato de a qualidade de vida estar diretamente relacionada com um meio ambiente limpo. O município de Stº Antônio de Pádua situa-se ao noroeste do estado do RJ, possuindo uma quantidade expressiva de pedreiras e serrarias de rochas ornamentais. Ameaçadas de fechamento, por provocarem a poluição e o assoreamento de rios, decorrente da produção de toneladas de rejeitos mensais, as serrarias resolveram tomar uma atitude no que concerne à recuperação dos rios e utilização dos rejeitos gerados. Pesquisas realizadas pela Coordenação de Apoio Tecnológico à Micro e Pequena Empresa – CATE/CETEM viabilizaram a construção de tanques para o recolhimento dos rejeitos nas serrarias, bem como sua utilização em argamassas. Neste contexto, surge a idéia de utilização deste rejeito mineral na composição da mistura asfáltica, em substituição aos agregados minerais comumente utilizados. Para execução deste trabalho, utilizou-se as normas estabelecidas para agregados minerais, preconizadas pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (DNIT), constando de análise granulométrica, abrasão Los Angeles, forma e densidade. Além disso, o rejeito foi avaliado por meio de análises química e mineralógica, bem como pelo processo de interação química com um ligante asfáltico. Por fim, realizaram-se ensaios de resistência mecânica em misturas asfálticas utilizando esse rejeito. Os resultados indicaram o enquadramento do rejeito às normas estabelecidas para agregados, segundo o DNIT, além de ser caracterizado pela análise mineralógica como um gnaisse. Os resultados de adsorção indicaram a alta capacidade de interação com o ligante, chegando-se a valores máximos de 4,5mg/g. Por fim, observou-se um valor de resistência mecânica da mistura asfáltica em torno de 130%, enquadrando-se aos valores recomendados (>80%). Dessa forma, pode-se concluir que o rejeito mineral do corte de gnaisse apresenta potencialidade de utilização em pavimentação, contribuindo para redução do impacto ambiental da região e com a diminuição do custo de confecção da mistura asfáltica.
dc.language.isopt_BR
dc.publisherCETEM
dc.subject.otherRochas ornamentais
dc.subject.otherRejeitos
dc.subject.otherAsfalto
dc.titleUtilização de rejeitos de rochas ornamentais em misturas asfálticas
dc.typeSpecial Collection
dc.rights.holderAcesso aberto
dc.description.abstractenThe concern with the environment has been increasing in the last decades due to the fact of the life quality to be directly related with a clean environment. The municipal district of Stº Antônio de Pádua locates to the northwest of the Rio de Janeiro State, possessing an expressive amount of quarries and sawmills of ornamental rocks. Threatened of closing, for they provoke the pollution and the sand rivers, due to the production of monthly tons of residues, the sawmills of they decided to take an attitude in what concerns the recovery of the rivers and use of the generated residues. Researches accomplished by the Coordination of Technological Support to Personal computer and Small Company - CATE/CETEM, made possible the construction of tanks for the withdrawal of the residues in the sawmills, as well as of its use in cement. In this context, the use idea appears of this mineral residue in the composition of asphalt mixture, in substitution to the mineral aggregates commonly used. For execution of this work, it was used the established norms for minerals aggregates extolled by the National Department of Infrastructure of Transport (DNIT), consisting of granulometric analysis, abrasion Los Angeles, it forms and density. Besides, the residue was evaluated through chemistry and mineralogical analyses, as well as for the process of chemical interaction with a CAP. Finally it took place rehearsals of mechanical resistance in asphaltic mixtures using the residue. The results indicated the framing of the residue to the established norms for minerals aggregate according to DNIT besides characterizing as a gnaiss capable to interact with CAP, being arrived to value of adsorption (4,5mg/g). Besides, a value of mechanical resistance was observed, around 130%, in agreement with the recommended values (>80%). It can be concluded that residue cut presents use potentiality in paving, being contributed to reduction of the environmental impact of the area and decrease of the cust of the pavement.
dc.identifier.stm87
Appears in Collections:Série Tecnologia Mineral



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.