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Title: Interação entre cimentos asfálticos e seus constituintes com agregados minerais na formação do asfalto
View/Openstm-84.pdf ( 1.57 MB )
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dc.contributor.authorRibeiro, Roberto Carlos da Conceição
dc.contributor.authorCorreia, Julio Cesar Guedes
dc.contributor.authorSeidl, Peter Rudolf
dc.date.accessioned2012-07-09T17:52:43Z
dc.date.available2012-07-09T17:52:43Z
dc.date.issued2005
dc.identifier.citationRIBEIRO, Roberto Carlos da Conceição; CORREIA, Júlio César Guedes; SEIDL, Peter Rudolf. Interação entre cimentos asfálticos e seus constituintes com agregados minerais na formação do asfalto. Rio de Janeiro: CETEM, 2005. (Série Tecnologia Mineral, 84) .
dc.identifier.isbn85-7227-214-3
dc.identifier.issn0103-7382
dc.identifier.urihttp://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/53
dc.description.abstractO desempenho dos pavimentos asfálticos depende amplamente das propriedades e proporções dos seus constituintes, ou seja, do agregado mineral e do cimento asfáltico. O agregado mineral constitui cerca de 95% do peso das misturas asfálticas, tendo assim uma importante infl uência nas propriedades e no desempenho dessas misturas. O cimento asfáltico de petróleo (CAP) corresponde ao menor percentual na composição do asfalto, mas é o responsável principal pela adsorção com os agregados minerais. A falta de informações precisas sobre a influência dos agregados minerais, bem como dos constituintes do cimento asfáltico, para o desempenho das misturas asfálticas indica a necessidade de estudos detalhados de suas propriedades para formação de um asfalto de melhor qualidade. Sendo assim, o objetivo deste estudo é avaliar a interação entre diferentes cimentos asfálticos e seus constituintes, asfaltenos e maltenos, com agregados minerais na formação do asfalto. Para a execução deste trabalho utilizaram-se quatro diferentes cimentos asfálticos brasileiros, que serão chamados de A, B, C e D, e um agregado mineral basáltico da região de São Carlos – SP. Foram realizados ensaios de adsorção e resistência à tração (LOTTMAN) entre o conjunto de agregados minerais e os CAPs.
dc.language.isopt_BR
dc.publisherCETEM
dc.subject.otherAgregados minerais
dc.subject.otherAsfalto
dc.subject.otherCimento asfáltico
dc.titleInteração entre cimentos asfálticos e seus constituintes com agregados minerais na formação do asfalto
dc.typeSpecial Collection
dc.rights.holderAcesso aberto
dc.subject.enMinerals
dc.subject.enAsphalt
dc.subject.enCement
dc.description.abstractenThe asphaltic pavements performance depends mostly on the properties and proportions of mineral aggregate and asphaltic cement, which are their main components. The mineral aggregate constitutes approxi- mately 95% of the weight in asphaltics mix- tures, having an important influence on those mixtures properties and performance. The as- phaltic cement corresponds a minor percenta- ge in asphalt composition. However, it is the main responsible for adsorbing with mineral aggregates. The lack of precise information on mineral aggregate influence in asphaltic moistures performance indicates that detailed studies of its properties and the asphaltic cement components influence in mineral aggregates are necessary. Therefore, this work objective is to create a way to evaluate interaction between asphaltic cement and its components, asphaltenes and maltenes, with mineral aggregates in asphalt formation. Thereby, it is possible to determinate which of the asphaltic cement components will exercise an influence in the adsorption with the aggregate and meanwhile, to adequate the best asphaltic cement to each mineral aggregate studied. To execute this work, four different asphaltic cements were used and one basaltic mineral aggregate from São Carlos – SP, Brazil. The interaction between cement asphaltic and mineral aggregate was studied by adsorption and resistance studies (LOTTMAN). Results obtained show that asphaltenes adsorbed preferentially with mineral aggregates than maltenes. Therefore, it is conclusive that the adsorption method utilized may be employed in different asphaltic cement ranking to form asphalt, since the rank obtained adapts to the traction resistance results. This essay may be utilized to adapt the best asphaltic cement to different mineral aggregates from different country regions, obtaining a higher quality and durability asphalt.
dc.identifier.stm84
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