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Title: Avaliação da utilização de argila calcinada em pavimentação asfáltica
View/Openstm-88.pdf ( 857.33 kB )
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dc.contributor.authorRibeiro, Roberto Carlos da Conceição
dc.contributor.authorCorreia, Julio Cesar Guedes
dc.contributor.authorSeidl, Peter Rudolf
dc.date.accessioned2012-07-12T18:03:52Z
dc.date.available2012-07-12T18:03:52Z
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationRIBEIRO, Roberto Carlos da Conceição; CORREIA, Júlio César Guedes; SEIDL, Peter Rudolf . Avaliação da utilização de argila calcinada em pavimentação asfáltica .Rio de Janeiro: CETEM, 2007. (Série Tecnologia Mineral, 88)
dc.identifier.urihttp://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/58
dc.description.abstractA região Amazônica é extremamente carente em rochas e, com isso, aprsenta grandes dificuldades na geração de britas para construção civil e pavimentação. Dessa forma, a fim de encontrar um material que possa ser utilizado como brita, pesquisadores do IME (Instituto Militar de Engenha- ria) desenvolveram uma argila calcinada, oriunda da calcinação do caulim, capaz de substituir o conjunto de agregados minerais no processo de pavimentação asfáltica. Baseado nisto, estudou-se o processo de utilização de uma argila calcinada, oriunda de um caulim, em pavimentação asfáltica. Neste trabalho, foram realizados ensaios físicos, preconizados pelo DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte), que são utilizados para o enquadramento de agregados minerais em pavimentação. Além disso, foram realizados ensaios de interação físico-química entre a referida argila calcinada e um conjunto de cinco asfaltos. Por fim, avaliou-se a resistência mecânica de pavimentos asfálticos utilizando a argila e cada um dos cinco asfaltos. Por meio dos ensaios físicos, verificou-se que a argila calcinada enquadrou-se às normas preconizadas pelo DNIT, apresentando distribuição granulométrica adequada, abrasão inferior a 40% e densidade em torno de 2 kg/m3. Porém, em relação ao processo de adsorção físico-química, os resultados de adsorção, adesividade, potencial zeta e ângulo de contato mostraram a baixa interação do ligante asfáltico à supeiície do agregado. Tal fato é refletido nos resultados de resistência mecânica do pavimento, uma vez que os resultados não atenderam às normas estabelecidas pelo DNIT, que são valores superiores a 80%. Dessa forma, verifica-se que para ser utilizada em pavimentação, a argila calcinada necessitará de um “melhorador de adesividade”, capaz de permitir a interação com o ligante asfáltico e, conseqüentemente, melhor desempenho mecânico.
dc.publisherCETEM
dc.subject.otherArgila calcinada
dc.subject.otherPavimentação asfáltica
dc.subject.otherAgregados minerais
dc.titleAvaliação da utilização de argila calcinada em pavimentação asfáltica
dc.typeSpecial Collection
dc.rights.holderAcesso aberto
dc.subject.enRoastead clay
dc.subject.enMineral aggregates
dc.subject.enAsphaltic cement
dc.description.abstractenAmazonian is extremely lacking in rocks, and the difficulties in the transport endear them break that it could be used in the building site and paving of this area. In that way, in order to find a material that can be used as it breaks, researchers of IME (Military Institute of Engineering) they developed a roasted clay, whose raw material is extremely bundant in the area, capable to substitute the group of minerals aggregate in the asphalt pavement. Based on this, it was studied the process of use of a roasted clay, originating from of a kaolin, in asphalt pavement. In this work, physical rehearsals were accomplished, extolled by DNIT (National Department of Infrastructure and Transport) that are used for the framing of mineral aggregate in asphalt pavement. Besides, rehearsals of physiochemical interaction were accomplished among her referred roasted clay and a group of five asphalts. Finally, the mechanical resistance of pavements was evaluated using the clay and each one of the five asphalts. Through the physical rehearsals, it was verified that the roasted clay was framed to the norms extolled by DNIT, presenting granulometric distribution appropriate, inferior abrasion to 40% and density around 2 kg.m-3. However, in relation to the process of physiochemical adsorption, the results of adsorption, adhesiveness, zeta potential and contact angle, they showed the low interaction of asphalt to mineral aggregate. Such fact is reflected in the results of mechanical resistance of the pavement, once the results did not assist to the established norms for DNIT, that are superior values to 80%. In that way, it is verified that to be used in paving, the roasted clay will need an adhesiveness, capable to allow the interaction with the asphalt and, consequently, better mechanical results.
dc.identifier.stm88
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