Skip navigation
Result
Title: Avaliação da rocha nefelina sienito para aplicação na rochagem, extração de potássio a partir de um agente alcalino
View/Open9 - Isabella_ JPCI_2015 impresso.pdf ( 192.04 kB )
Author: Souza, Isabella Cesario de Amaral
Schneider, Claudio Luiz
Date of Public.: 2015
Citation: SOUZA, I.C.A.; SCHNEIDER, C.L.. Avaliação da rocha nefelina sienito para aplicação na rochagem, extração de potássio a partir de um agente alcalino. In: JORNADA DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INTERNA DO CETEM, 04. Rio de Janeiro. Anais. CETEM/MCTI, 2015.
Abstract: Resumo A amostra de nefelina sienito cedida ao CETEM pela Nefelina Brasil Mineração está sendo estudada para utilização como fonte de potássio para a agricultura a partir da técnica de rochagem e de técnicas diretas de extração de potássio. Com esta finalidade, foi necessário avaliar as características dessa rocha e a sua viabilidade na disponibilização do elemento de interesse. Para isto, ensaios de liberação do potássio foram organizados, visando avaliar os parâmetros que mais influenciam nesta disponibilização. No ensaio preliminar foram avaliados como parâmetros o tempo, a agitação/repouso e a proporção entre sólidos e líquidos. Um ensaio cinético foi conduzido a fim de avaliar a influência do tamanho de partícula. Foram testadas três soluções extratoras, a água deionizada e o hidróxido de sódio nas concentrações 1 e 3 mol.L-1. Conclui-se que o potencial da rocha como fonte de potássio é economicamente promissor.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1809
ISSN: 1983-1722
Appears in Collections:Jornada PCI



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.