Skip navigation
Result
Title: Análise do impacto ambiental do gerenciamento dos resíduos de construção e demolição (RCD) na demolição seletiva através de sistemas dinâmicos. (Analysis of the environmental impact of management of construction and demolition wastes of selective dem)
View/OpenMariana de Mendonça Molles Mazzini Perpétuo.pdf ( 538.6 kB )
Author: Perpétuo, Mariana de Mendonça Molles Mazzini
Lima, Francisco Mariano da Rocha de Souza
Alvarado, Ligia Marcela Tarazona
Date of Public.: 2015
Publisher: CETEM/MCTI
Citation: PERPÉTUO, M. M. M. M.; LIMA, F. M. R. S.; ALVARADO, L. M. T. Análise do impacto ambiental de gerenciamento dos resíduos de construção e demolição (RCD) na demolição seletiva através de sistemas dinâmicos. In: Jornada de Iniciação Cientifica, 23. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015. 5p.
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar de maneira dinâmica os impactos ambientais e o custo benefício da demolição seletiva como forma de gerenciamento de resíduos de construção e demolição (RCD). Para isto, foi proposto uma adaptação do modelo dinâmico elaborado no software iThink por Lima (2013) para que fosse considerada a influência da maturidade do mercado de agregados reciclados no modelo como um todo. Para análise dos resultados, foram estabelecidos três cenários diferentes variando-se o grau de maturidade do mercado entre emergente, maduro e em transição crescente e o tipo de modelo entre modelo base, apresentado por Lima (2013), e o proposto por este trabalho. Estabeleceram-se indicadores de desempenho, tais como custo ambiental, contaminação do meio ambiente e relação custo-benefício, e gráficos foram criados para melhor visualização do comportamento destes indicadores. Pode-se concluir que a demolição seletiva é uma forma de gerenciamento de RCD benéfica a longo prazo,
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1825
ISBN: 978-85-8261-028-2
ISSN: 0104-6373
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.