Skip navigation
Result
Title: Avaliação de risco à saúde humana da aplicação de resíduos gerados na lavra e beneficiamento do Mármore Bege Bahia como carga no setor polimérico
View/OpenSTA-86.pdf ( 371.73 kB )
Author: Ribeiro, Roberto Carlos da Conceição
Lima, Cristiane Andrade de
Moreira, Tatiane da Costa Reis
Date of Public.: 2015
Publisher: CETEM/MCTI
Citation: RIBEIRO, R. C. C.; LIMA, C. A.;MOREIRA, T. C. R. Avaliação de risco à saúde humana da aplicação de resíduos gerados na lavra e beneficiamento do Mármore Bege Bahia como carga no setor polimérico. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015. 41p.
Abstract: O processo de corte e beneficiamento do Mármore Bege Bahia gera uma quantidade significativa de resíduos, grossos e finos, que causam graves problemas ambientais. No entanto, esses resíduos apresentam características de interesse, como granulométrica ultrafina, baixos teores de ferro e sílica e altos teores de carbonatos, para serem utilizados como carga no setor polimérico. Porém, para que esse tipo de resíduo possa ser aplicado, faz-se necessário um conhecimento mais específico dos efeitos que ele pode gerar para os seres humanos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi verificar o risco à saúde humana da aplicação de resíduos do mármore Bege Bahia como carga no setor polimérico. Na avaliação de risco à saúde humana, os maiores níveis de risco foram para cobalto, no cenário rural para crianças expostas via ingestão de solo. Na avaliação de risco ecológico, os maiores níveis de risco foram para ferro invertebrados, para micro-organismos, invertebrados terrestres e plantas. Entretanto, cabe ressaltar que apenas foi avaliado neste trabalho o risco potencial à saúde humana oriundo da presença de metais nos rejeitos de rochas. Qualquer outro tipo de parâmetros, tais como micro-organismos patogênicos, pesticidas etc., não foram avaliados neste estudo.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1841
ISSN: 0103-7374
Appears in Collections:Série Tecnologia Ambiental



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.