Skip navigation
Result
Title: Metodologia para a determinação da correlação entre tensão superficial e viscosidade cinemática de soluções asfaltênicas em solventes polares
View/OpenRoberto Rodrigues Coelho.pdf ( 239.87 kB )
Author: Coelho, Roberto Rodrigues
Campos, Antonio Rodrigues de
Date of Public.: 2010
Publisher: CETEM
Citation: COELHO, R. R.; CAMPOS, A. R. Metodologia para a determinação da correlação entre tensão superficial e viscosidade cinemática de soluções asfaltênicas em solventes polares. In: Jornada do Programa de Capacitação Interna do CETEM, 2., Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: CETEM, 2010.
Abstract: Os asfaltenos precipitam devido às mudanças físico-químicas do óleo cru, com repercussões negativas para a indústria petrolífera. Este comportamento vem sido investigado, visando desenvolver técnicas que venham a minorar seu impacto negativo e aumentem a eficiência dos processos de refino do petróleo. Este trabalho estudou a tensão superficial (TS) e a viscosidade cinemática (VC) do asfalteno Marlim em três solventes distintos: nitrobenzeno, piridina e tetrahidrofurano (THF). Procedeu-se uma análise da correlação dos dados experimentais de TS e VC, resultando numa metodologia que permite obter, considerando um único solvente para ambos os casos, reciprocamente a TS ou VC, relacionadas ao asfalteno em estudo.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/376
ISSN: 1983-1722
Appears in Collections:Jornada PCI



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.