Skip navigation
Result
Title: Gestão da inovação: uma revisão estratégica para as empresas
View/Opensed-90p2.pdf ( 606.27 kB )
Full metadata record
DC FieldValue
dc.contributor.authorCunha, Ana Maria Botelho Marinho da
dc.contributor.authorSicsú, Abraham Benzaquen
dc.date.accessioned2016-12-02T14:19:30Z
dc.date.available2016-12-02T14:19:30Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationCunha, Ana Maria B. M. da , Sicsú, Abraham Benzaquem. Gestão da inovação: uma revisão estratégica para as empresas. Rio de Janeiro: CETEM/MCTIC, 2016. 49p.
dc.identifier.isbn978-85-8261-048-0
dc.identifier.issn0103-6319
dc.identifier.urihttp://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1963
dc.description.abstractNo Brasil, existem inúmeros programas direcionados para o aumento do grau de inovação nas empresas, porém, faltam ferramentas gerenciais adequadas para uma ação sistemática e orientada na busca da inovação tecnológica. Essas ferramentas são componentes relevantes de inovação tecnológica que inclui o empreendedorismo inovador, o 'marketing', a pesquisa científica e tecnológica, a invenção, o desenvolvimento tecnológico, a engenharia não rotineira, a Tecnologia Industrial Básica - TIB, o 'design' (por vezes incluído na TIB), o financiamento (incluindo o capital empreendedor), os mecanismos de estímulo (fiscais, financeiros e outros), a extensão tecnológica, a educação em diversos níveis (inclusive a educação continuada), a comunicação social, a gestão do conhecimento, o gerenciamento de programas e projetos complexos, entre outros. Trata-se de um processo complexo que envolve instituições sociais, econômicas, bens públicos e privados e uma forte relação entre as partes a que se está referindo.
dc.language.isopt_BR
dc.publisherCETEM/MCTIC
dc.subject.otherInovação tecnológica
dc.subject.otherDesenvolvimento tecnológico
dc.subject.otherGestão do conhecimento
dc.titleGestão da inovação: uma revisão estratégica para as empresas
dc.typeSpecial Collection
dc.rights.holderAcesso aberto
dc.subject.enInnovation
dc.subject.enTechnological development
dc.subject.enKnowledge management
dc.description.abstractenIn Brazil, there are numerous programs directed to increasing the degree of innovation in enterprises, however, lacking adequate management tools for a systematic and targeted action in pursuit of technological innovation. These tools are important components of technology innovation that includes the innovative entrepreneurship, the 'marketing', the scientific and technological research, invention, technological development, non-routine engineering, Basic Industrial Technology - TIB, the 'design' (for sometimes included in TIB), funding (including venture capital), incentive mechanisms (fiscal, financial and otherwise), the technological extension, education at various levels (including continuing education), the media, the management of knowledge management programs and complex projects, among others. It is a complex process involving social, economic, public and private property and a strong relationship between the parties to which they are referring.
dc.identifier.sed90
Appears in Collections:Série Estudos e Documentos



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.