Skip navigation
Result
Title: Elaboração de modelos termodinâmicos para processos de extração por solvente de metais divalentes em meio sulfúrico
View/Open11 - Clenilson da Silva Sousa Junior.pdf ( 339.16 kB )
Author: Souza Junior, Clenilson da Silva
Nascimento, Marisa
Date of Public.: 2013
Publisher: CETEM/MCTI
Citation: SOUZA JUNIOR, C. S.; NASCIMENTO, M. Elaboração de modelos termodinâmicos para processos de extração por solvente de metais divalentes em meio sulfúrico. In: Jornada do Programa de Capacitação Interna do CETEM, 3., Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2013.
Abstract: A modelagem matemática associada a essa técnica hidrometalúrgica permite esclarecer os mecanismos de separação e purificação de elementos ou compostos minerais com elevado grau de pureza. A extração de metais divalentes (Mn2+, Ni2+, Co2+ e Cu2+) no sistema MSO4 - H2SO4 - H2O - D2EHPA em isoparafina (17/21) foi estudada por um modelo termodinâmico com base em equações de equilíbrio e balanços de massa e carga. Os coeficientes de atividade de todos os solutos na fase aquosa foram calculados utilizando as equações de Davies modificada e Debye-Hückel. Os cálculos foram realizados pelo o método numérico de Newton-Raphson. Os dados foram tratados estatisticamente utilizando um planejamento fatorial do tipo “cubo+estrela” com dois pontos centrais. A análise revelou que tanto na análise dos metais separadamente, quanto para os metais presentes em uma solução similar a uma lixívia sintética, os valores de R2 previstos pelo modelo de extração para o Mn (II), Ni (II), Co (II) e Cu (II) tiveram uma boa concordância quando comparados com resultados experimentais.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1003
ISSN: 1983-1722
Appears in Collections:Jornada PCI



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.