Skip navigation
Result
Title: Mineralogia do pegmatito do Volta Grande, região de Nazareno, Minas Gerais: resultados preliminares e inclusões minerais em minerais pesados
View/OpenLarissa de Santana do Nascimento.pdf ( 465.25 kB )
Author: Nascimento, Larissa de Santana do
Ávila, Ciro Alexandre
Neumann, Reiner
Date of Public.: 2015
Citation: NASCIMENTO, L. S.; NEUMANN, R.; ÁVILA, C.A. Mineralogia do pegmatito do Volta Grande, região de Nazareno, Minas Gerais: resultados preliminares e inclusões minerais em minerais pesados. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015. 5p.
Abstract: A Província Pegmatítica de São João Del Rei segundo Francesconi (1972) ocupa uma área de cerca de 1400 km² (70 km de comprimento por 20 km de largura) e abrange os municípios de Nazareno, São Tiago, Cassiterita, São João del Rei, Ritápolis e Coronel Xavier Chaves, na porção sul do Estado de Minas Gerais. Os principais corpos explorados com microlita, cassiterita e tantalita concentram-se na área de Nazareno e foram denominados de enxame de pegmatitos do Volta Grande (corpos A, B, C, D, E, F). O presente trabalho objetivou estudar um concentrado de minerais pesados oriundo da planta de concentração da Mina do Volta Grande, visando identificar a sua assembleia mineralógica e a caracterização daqueles que são os carreadores dos elementos terras raras, com o intuito de fornecer subsídio técnico a uma possível recuperação dos ETR como subproduto, no futuro. A mineralogia do pegmatito foi detalhada na fração +150 μm, como recebida da mineração. Inicialmente os minerais leves e os ferromagnéticos foram removidos com líquido denso e imã de ferrita, respectivamente, seguida da separação magnética no separador Frantz, gerando-se os subprodutos atraídos a 0,1, 0,3, 0,5, 0,8, 1,0 e 1,8 A, e não atraível. Todos os produtos foram descritos em lupa binocular e analisados por espectroscopia Raman e MEV-EDS. A mineralogia preliminar encontrada é composta de magnetita, quartzo, pirita, ilmenita, clinozoisita, granada, óxidos/hidróxidos de Fe e Mn, siderita, anfibólio, actinolita, diopsídio, tantalita, espodumênio, microlita, gahnita, zircão, rutilo, titanita, cassiterita, apatita, esfalerita, epidoto, plagioclásio e torita. Elementos terras raras (ETR) apareceram apenas na forma de inclusões sólidas de monazita (fosfato de ETR) presentes em pirita e siderita, ambas da fração 0,3 A.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1755
ISBN: 978-85-8261-0282
ISSN: 0104-6373
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.