Skip navigation
Result
Title: Normatização de ensaio de resistência ao escorregamento para rochas ornamentais: análise pelo Método do Pêndulo Britânico. (Natural stone tiles slipping test standardization using the british pendulum apparatus)
View/OpenLetícia Valdo.pdf ( 336.47 kB )
Author: Valdo, Letícia
Peiter, Carlos César
Castro, Nuria Fernandez
Date of Public.: 2015
Citation: VALDO, L.; PEITER, C. C.; CASTRO, N. F. Normatização do ensaio de resistência ao escorregamento para rochas ornamentais: análise pelo ^Método do Pêndulo Britânico. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015. 5p.
Abstract: Uma das propriedades mais importantes para a utilização de materiais rochosos como revestimento de pisos é o coeficiente de atrito dinâmico, já que essa propriedade está relacionada a questões se segurança quanto à locomoção. O setor brasileiro de rochas ornamentais não considera, no conteúdo de suas normas técnicas, um ensaio normatizado para determinação de tal coeficiente. O objetivo desse trabalho foi propor a normatização de um ensaio pelo método do Pêndulo Britânico adaptando-o da norma européia EN 14.231:2003, no âmbito do projeto FINEP/ABNTROCHAS. Foram selecionados 13 tipos de materiais comerciais e para cada um deles, foi executado o teste em 15 corpos de prova, fazendo-se 16 medições em cada um desses, o que foi determinado por análise estatística de dados obtidos anteriormente. Foi realizada uma análise estatística dos dados obtidos e avaliação das incertezas das medições. Os resultados deste trabalho mostraram que esse método apresenta boa confiabilidade, precisando ainda de mais estudos e ajustes para ser proposta sua normatização.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1756
ISBN: 978-85-8261-0282
ISSN: 0104-6373
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.