Skip navigation
Result
Title: Avaliação da degradação de rochas ornamentais devido à possível ação microbiana. (Evaluation of degradation of ornamental due to microbiological attack)
View/OpenMarcelo De Luccas Dourado.pdf ( 365.26 kB )
Author: Dourado, Marcelo De Luccas
Rizzo, Andréa Camardella de Lima
Ribeiro, Roberto Carlos da Conceição
Date of Public.: 2015
Publisher: CETEM/MCTI
Citation: DOURADO. M. L.; RIZZO, A. C. L.; RIBEIRO, R. C. C. Avaliação da degradação de rochas ornamentais devido à possível ação microbiana. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015. 5p.
Abstract: As rochas ornamentais podem ser expostas a diferentes mecanismos de intemperismo, sejam eles físicos, químicos ou biológicos. Este último pode ser o mais importante, da-do que os ambientes rochosos propiciam substratos para as mais variadas classes de microrganismos, entre eles bactérias, fungos e actinomicetos, que excretam substâncias que podem agir sobre a superfície dos monumentos. O objetivo deste trabalho foi reali-zar coleta, isolamento e identificação preliminar dos microrganismos presentes nas fa-chadas do complexo arquitetônico do Mosteiro de São Bento, Rio de Janeiro. A coleta e isolamento realizado resultou na seleção prévia de 70 microrganismos, sendo 29 fungos filamentosos, 30 bactérias, 7 actinomicetos e 4 leveduras. Embora esta seleção possa esclarecer algum possível mecanismo de ataque do monumento, ainda se faz necessária a identificação por espécies dos microrganismos para saber quais metabólitos estão atu-ando de forma a aumentar a biodeterioração do local. Posteriormente, pretende-se avali-ar os efeitos da propagação microbiológica e da sua consequente influência no processo de alterabilidade de rochas ornamentais, bem como propor um mecanismo de proteção contra o crescimento e desenvolvimento de colônias microbiológicas neste monumento.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1763
ISBN: 978-85-8261-0282
ISSN: 0104-6373
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.