Skip navigation
Result
Title: Bio-extração de metais de base a partir de material absortivo de gás sulfídrico de correntes gasosas. (Bio-extraction of base metals out of H2S-bearing gas streams absorptive material)
View/OpenGiovana Abranches Rossini.pdf ( 579.87 kB )
Author: Rossini, Giovana Abranches
Sobral, Luis Gonzaga Santos
Oliveira, Débora Monteiro de
Date of Public.: 2015
Citation: Bio-extração de metais de base a partir de material absortivo de gás sulfídrico de correntes gasosas. IN: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015.
Abstract: Resumo O sulfeto de hidrogênio (H2S), também conhecido como gás sulfídrico, é uma das mais comuns impurezas em muitos óleos combustíveis ou gás ou insumos importantes industrialmente, tais como gás natural, gás de carvão, gás de síntese, gás liquefeito de petróleo (GLP), nafta, combustível de jatos. A remoção de H2S a partir de correntes gasosas, para níveis de sub-ppm, é extremamente necessária, devido à sua elevada toxicidade. Um tema importante há muito tempo, tem sido a remoção de H2S por absorção em vários óxidos metálicos ou em suas misturas. O leito contendo esses óxidos, quando em contato com correntes gasosas contendo H2S, propicia a formação dos respectivos sulfetos com liberação de uma fase gasosa isenta de gás sulfídrico. Essa contribuição técnica teve por objetivo extrair tais metais, a partir dos sulfetos metálicos recém-formados, uma vez esgotada a capacidade absortiva de H2S pelo leito mineral, pela utilização de micro-organismos autotróficos com a consequente liberação desses metais em suas formas solúveis para posterior reciclagem dos mesmos na produção do material absortivo original. O que foi observado é que o processo bio-extrativo se mostrou bastante eficiente principalmente quando da utilização do consórcio constituído pelas espécies Acidithiobacillus thiooxidans e Acidithiobacillus ferrooxidans.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1764
ISBN: 978-85-8261-028-2
ISSN: 0104-6373
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.