Skip navigation
Result
Title: Extração de metais preciosos a partir de sucata eletrônica, por cianetação intensiva e de metais de base por ação de íons férricos produzidos biologicamente. (Precious metals extraction out of electronic scraps by intensive cyanidation and base metal)
View/OpenAna Luisa Agostinho Marques dos Santos.pdf ( 355.84 kB )
Author: Santos, Ana Luisa Agostinho Marques dos
Sobral, Luis Gonzaga Santos
Oliveira, Débora Monteiro de
Date of Public.: 2015
Citation: Extração de metais preciosos a partir de sucata eletrônica, por cianetação intensiva e de metais de base por ação de íons férricos produzidos biologicamente. IN: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, 23. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015
Abstract: Resumo Devido ao crescente avanço tecnológico, os equipamentos eletrônicos são, muitas vezes, substituídos em um período de tempo cada vez mais curto causando o aumento gradual da geração de sucata eletrônica. O número total de elementos químicos encontrados nos resíduos eletrônicos, nos dias de hoje, pode alcançar um número significativo superior a 60 elementos diferentes, com distintas características físico-químicas, variando entre metais de base, metais preciosos, elementos de terras raras e elementos recalcitrantes, a exemplo de cádmio, chumbo, selênio etc. Existem várias rotas tecnológicas de processamento de sucatas eletrônicas para extração de metais preciosos e de base. Neste estudo, utilizou-se a cianetação intensiva para extração dos metais preciosos seguida de lixiviação férrica para extração dos metais de base. Nessa ultima etapa, o mecanismo empregado na dissolução de metais é o mecanismo indireto de biolixiviação no qual os íons férricos (Fe3+), produzidos biologicamente, oxidam alguns metais contidos nesse tipo de sucata, a exemplo do cobre, níquel e ferro. Após a oxidação, esses íons férricos são reduzidos aos íons ferrosos (Fe2+). O papel dos micro-organismos, nesse caso, é reoxidar o Fe2+ produzido à Fe3+ estabelecendo, dessa forma, um ciclo de reação. Os resultados experimentais confirmam a efetividade dos processos extrativos praticados.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1767
ISBN: 978-85-8261-028-2
ISSN: 0104-6373
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.