Skip navigation
Result
Title: Efeito do meio na liberação de potássio: um estudo por modelagem molecular. (Importance of the environment in potassium liberation : a study by molecular modeling)
View/OpenPedro Francisco Bussad Pires.pdf ( 344.01 kB )
Author: Pires, Pedro Francisco Bussad
Correia, Julio Cesar Guedes
Carauta, Alexandre Nelson Martiniano
Date of Public.: 2015
Publisher: CETEM/MCTI
Citation: PIRES, P. F. B.; CORREIA, J. C. G.; CARAUTA, A. N. M. Efeito do meio na liberação de potássio: um estudo por modelagem molecular. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015. 5p.
Abstract: Os solos brasileiros são, em geral, ácidos e pobres em macronutrientes como potássio. Dessa forma, como o potássio é um recurso não renovável, é preciso estudar formas mais eficientes de uso e fontes alternativas de extrair o minério da natureza, de modo a utilizá-lo como fertilizante. Este trabalho tem como objetivo estudar o efeito do meio na liberação do potássio presente no mineral microclina. A utilização de métodos computacionais para a simulação de reações químicas permite a redução do tempo na experimentação do processo. Na tentativa de simular a retirada do minério da natureza, são propostos modelos de solvente que possam interagir com a molécula do mineral microclina, um mineral rico em potássio, utilizando o programa Gaussian. A avaliação da solvatação do potássio é medida a partir da diferença de energia na interação do íon K+ com os solventes.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1768
ISBN: 978-85-8261-0282
ISSN: 0104-6373
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.