Skip navigation
Result
Title: Estudo de caso da avaliação de ciclo de vida da produção de pelotas de minério de ferro: análise comparativa das categorias de impacto. (Life cycle assessment of iron ore pellets production - comparative analysis of the impact category)
View/OpenPedro Palhano de Oliveira.pdf ( 541.07 kB )
Author: Oliveira, Pedro Palhano de
Lima, Francisco Mariano da Rocha de Souza
Canchumani, Giancarlo Alfonso Lovon
Date of Public.: 2015
Publisher: CETEM/MCTI
Citation: OLIVEIRA, P. P.; LIMA, F. M. R. S.; CANCHUMANI, G. A. L. Estudo de caso da avaliação de ciclo de vida da produção de pelotas de minério de ferro: análise comparativa das categorias de impacto. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015. 5p.
Abstract: Os solos brasileiros são, em geral, ácidos e pobres em macronutrientes como potássio. Dessa forma, como o potássio é um recurso não renovável, é preciso estudar formas mais eficientes de uso e fontes alternativas de extrair o minério da natureza, de modo a utilizá-lo como fertilizante. Este trabalho tem como objetivo estudar o efeito do meio na liberação do potássio presente no mineral microclina. A utilização de métodos computacionais para a simulação de reações químicas permite a redução do tempo na experimentação do processo. Na tentativa de simular a retirada do minério da natureza, são propostos modelos de solvente que possam interagir com a molécula do mineral microclina, um mineral rico em potássio, utilizando o programa Gaussian. A avaliação da solvatação do potássio é medida a partir da diferença de energia na interação do íon K+ com os solventes.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1769
ISBN: 978-85-8261-0282
ISSN: 0104-6373
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.