Skip navigation
Result
Title: Avaliação da alterabilidade das rochas da fachada posterior do Mosteiro de São Bento. (Alterability of the facade rocks of St. Benedict's Monastery)
View/OpenRaíssa Vieira Lima.pdf ( 499.59 kB )
Author: Lima, Raíssa Vieira
Silva, Rosana Elisa Coppedê da
Ribeiro, Roberto Carlos da Conceição
Date of Public.: 2015
Publisher: CETEM/MCTI
Citation: LIMA, R. V.; SILVA, R. E. C.; RIBEIRO, R. C. C. Avaliação da alterabilidade das rochas da fachada posterior do Mosteiro de São Bento. In: JORNADA DE IICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015. 5p.
Abstract: O Rio de Janeiro apresenta importantes monumentos históricos que foram construídos no período colonial com rochas ornamentais. O Mosteiro de São Bento é um exemplo desse tipo de construção, onde a atuação dos agentes naturais e antrópicos afetam a integridade física das rochas que compõem a sua fachada. Estas rochas estão sofrendo o processo de degradação, sob a influência da exposição à salinidade vinda da baia de Guanabara e pela poluição emitida pelos veículos que circulavam no elevado da Perimetral. Atualmente, o Mosteiro passa por uma restauração interna e externa, com o intuito de preservar este importante patrimônio. O presente trabalho tem como objetivo determinar as causas de alterabilidade das rochas na fachada posterior do Mosteiro e avaliação de consolidantes e hidrofugantes para seu restauro e proteção. Para tanto, foram realizados ensaios para determinações de porosidade, absorção de água, composição química por fluorescência de raios-X (FRX), composição mineralógica por difração de raios-X (DRX) e composição química da água de lavagem. Os resultados mostraram presença de gipsita provocando alterações nos valores de porosidade, em torno de 20% e absorção de água, cerca de 10%. Tais valores são reduzidos com os produtos de consolidação e hidrofugação utilizados para o restauro das rochas.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1772
ISBN: 978-85-8261-0282
ISSN: 0104-6373
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.