Skip navigation
Result
Title: Caracterização de rocha potássica para uso como fertilizante alternativo de potássio. (Characterization of potassium rock for use as an alternative fertilizer)
View/OpenRanielle Souza da Silva Dias.pdf ( 404.41 kB )
Author: Dias, Ranielle Souza da Silva
Sampaio, João Alves
Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da
Felix, Adriana de Aquino Soeiro
Date of Public.: 2015
Publisher: CETEM/MCTI
Citation: DIAS, R. S. S. et al. Caracterização de rocha potássica para uso como fertilizante alternativo de potássio. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015. 5p.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma tecnologia para transformar a rocha potássica de Poços de Caldas, MG, em fertilizante alternativo para a agricultura. Para tal, realizou-se estudo de caracterização química e mineralógica pelas técnicas de difração (DRX) e fluorescência de raios X (FRX), espectroscopia vibracional na região do infravermelho (IV) e espectroscopia de absorção atômica por chama. Além disso, verificou-se a liberação de potássio em relação a possíveis alterações estruturais decorrentes de ensaios de calcinação nas temperaturas de 600, 800 e 1.000°C. Pela análise dos resultados, verificou-se que a rocha em estudo possui um teor de 9,2% de K2O em virtude da existência de minerais portadores de potássio, como microclínio, ortoclásio e muscovita. A fim de quantificar o teor de potássio disponível, utilizou-se o ácido cítrico 1,0 mol/L como solução extratora. Pelos resultados da extração, obteve-se a liberação de apenas 2% de todo nutriente contido na rocha. Dessa forma, concluiu-se que as temperaturas de calcinação utilizadas não foram eficientes para promover modificações estruturais e permitir a solubilização do potássio em valores expressivos.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1773
ISBN: 978-85-8261-0282
ISSN: 0104-6373
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.