Skip navigation
Result
Title: Estudo da separação de cério através da lixiviação seletiva de hidróxido de terras raras. (Cerium separation by selective leaching from a rare earths hydroxides mixture)
View/OpenJúlia Boechat Celani Zwirman.pdf ( 380.36 kB )
Author: Zwirman, Júlia Boechat Celani
Vera, Ysrael Marrero
Moutinho, Thiago de Moraes
Date of Public.: 2015
Publisher: CETEM/MCTI
Citation: ZWIRMAN, J.B.C.; VERA, Y.M.; MOUTINHO, T.M. Estudo da separação de cério através da lixiviação seletiva de hidróxido de terras raras. IN: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, 23 . Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015.
Abstract: Resumo As Terras Raras têm bastante aplicações industriais e, por isso, um valor econômico considerável. Entretanto, por seus elementos estarem no mesmo grupo, com características químicas parecidas, eles comumente são encontrados juntos na natureza. Para ser possível utilizá-los é necessário que cada elemento seja separado e purificado, e isso acaba sendo um motivo de estudo para cientistas, os quais acabam dedicando-se a pesquisas de extração por solvente, cristalização fracionada, troca iônica, cromatografia e reações de oxirredução de acordo com o produto de solubilidade. Para este último caso, o Cério ganha destaque. Pode-se obter Cério (IV) através de precipitação oxidativa por oxidantes fortes ou a partir de hidróxidos dos elementos de TR, sendo separado através de uma solubilização seletiva, usando o processo de lixiviação ácida. Esse trabalho tem como objetivo estudar a purificação de Cério por essa técnica, variando-se pH, tempo e temperatura.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1774
ISBN: 978-85-8261-028-2
ISSN: 0104-6373
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.