Skip navigation
Result
Title: Fluodinâmica de uma coluna piloto de flotação: estudos de distribuição de residência. (Fluid dynamic studies in a pilot flotatin column: residence time distribution analysis)
View/OpenRaphael Andrade Eloi de Oliveira.pdf ( 391.71 kB )
Author: Oliveira, Raphael Andrade Eloi de
Couto, Hudson Jean Bianquini
Date of Public.: 2015
Publisher: CETEM/MCTI
Citation: OLIVEIRA, R. A. E.; COUTO, H. J. B. Fluodinâmica de uma coluna piloto de flotação: estudos de distribuição de tempos de residência. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro : CETEM/MCTI, 2015. 5p.
Abstract: O trabalho teve como objeto de análise fluidodinâmica uma coluna piloto de flotação (10,2 cm de diâmetro interno e 600 cm de altura), por meio da técnica de determinação de tempo de residência (DTR), em função das variáveis mais importantes do processo de flotação; sendo estas a concentração de espumante e as velocidades superficiais de alimentação, ar e água de lavagem. Além disso, foi realizado um estudo comparativo entre as diferentes metodologias empregadas - como o ajuste dos modelos CSTR (Continuous Stirred-Tank Reactor) em série e PFR (Plug-Flow Reactor) de dispersão axial – na formulação dos parâmetros hidrodinâmicos de DTR aos dados experimentais, a fim de eleger o melhor modelo e aplicá-lo aos resultados.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1775
ISBN: 978-85-8261-0282
ISSN: 0104-6373
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.