Skip navigation
Result
Title: Medição do desgaste abrasivo de resina vegetal por meio de Ensaio Taber.(Abrasive wear measurement of vegetable resin with Taber test)
View/OpenIsaias Pereira Seraco.pdf ( 467.48 kB )
Author: Seraco, Isaias Pereira
Silveira, Leonardo Luiz Lyrio da
Date of Public.: 2015
Citation: SERACO, I.P.; SILVEIRA, L.L.L. Medição do desgaste abrasivo de resina vegetal por meio de Ensaio Taber. IN: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, 23. Rio de Janeiro. Anais. Rio de janeiro: CETEM/MCTI, 2015.
Abstract: Resumo O setor de rochas ornamentais possui participação marcante na economia do país. Entretanto, existem produtos químicos utilizados para as etapas de beneficiamento que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Nesse âmbito, nos últimos anos novas tecnologias surgiram com vista à substituição de insumos tóxicos por outros mais ecológicos. Um exemplo são os rebolos para polimento, oriundos de resina poliuretana à base de mamona. O emprego desta resina na produção de rebolos abrasivos é fruto de estudos realizados pelo CETEM – Cachoeiro de Itapemirim, apresentando resultados que demonstram a real potencialidade de seu emprego, com depósito de patente no INPI sob o número 102012032157-2. Seguindo metodologia já utilizada nos trabalhos do CETEM com tais resinas, verificou-se a necessidade de se realizar uma análise mais detalhada sobre o desempenho da resina em termos do parâmetro de desgaste. O principal objetivo do presente trabalho é medir a resistência ao desgaste abrasivo, de corpos de prova confeccionados com resina poliuretana de mamona em diferentes traços, por meio do ensaio Taber. Tal ensaio visa nortear a escolha de uma combinação otimizada para o desenvolvimento de um abrasivo resinóide, tendo como elemento de corte o Carbeto de Silício. Os resultados revelaram que determinados corpos de prova apresentaram um desempenho satisfatório.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1787
ISBN: 978-85-8261-028-2
ISSN: 0104-6373
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.