Skip navigation
Result
Title: Caracterização química, mineralógica e física da argila do Vale do Mulembá – ES utilizada na fabricação de panelas de barro
View/OpenMonica_Borlini.pdf ( 262.52 kB )
Author: Gadioli, Mônica Castoldi Borlini
Caranassios, Adriano
Date of Public.: 2007
Publisher: CETEM
Citation: BORLINI, M. .C.; CARANASSIOS, A. Caracterização química, mineralógica e física da argila do Vale do Mulembá – ES utilizada na fabricação de panelas de barro. In: Jornada do Programa de Capacitação Interna do CETEM, 1., Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: CETEM, 2007.
Abstract: Esse trabalho tem por objetivo a caracterização química, mineralógica e física da argila do Vale do Mulembá – ES. O Vale do Mulembá está localizado no Bairro Joana D´Arc, Vitória, no Estado do Espírito Santo, Brasil. Essa argila é utilizada na produção das tradicionais panelas de barro de Goiabeiras, ES, e contribui para a economia da região. A panela de barro é uma das principais expressões da cultura popular do Espírito Santo. A argila do Vale do Mulembá apresenta características e comportamento diferentes de outras argilas usadas na produção das panelas de barro. O estudo de caracterização foi realizado através de análise química, difração de raios-X, distribuição de tamanho de partícula, plasticidade e análise térmica (TGA/ATD). Os resultados mostraram que a argila é caulinítica, apresenta quantidade relativamente alta de Al2O3 e de óxidos fundentes e elevada plasticidade.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/179
ISSN: 1983-1722
Appears in Collections:Jornada PCI



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.