Skip navigation
Result
Title: Estudo do efeito sinérgico na extração por solventes de gadolínio e európio em meio clorídrico. (Study of the synergistic effect on the solvent extraction of gadolinium and europium in hydrochloric acid media)
View/OpenFrank da Silva Braga.pdf ( 638.59 kB )
Author: Braga, Frank da Silva
Valverde, Bianca de Souza Manhães
Nascimento, Marisa
Date of Public.: 2015
Citation: BRAGA, F.S.; VALVERDE, B.S.M.; NASCIMENTO, M. Estudo do efeito sinérgico na extração por solventes de gadolínio e európio em meio clorídrico. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23., Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015.
Abstract: Resumo O presente trabalho tem por objetivo estudar a separação dos elementos de terras-raras (TR) európio e gadolínio através da extração por solventes (SX) utilizando misturas de extratantes organofosforados com um tipo de pirazolona. Soluções clorídricas de Gd e Eu foram preparadas a partir de um carbonato de Gd e Eu fornecido pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Foram estudados diferentes parâmetros como a natureza dos extratantes, fração molar de pirazolona nas misturas e a variação de pH. As análises químicas quantitativas das TR foram realizadas por ICP (Espectrometria de Emissão Atômica por Plasma Indutivamente Acoplado). Os resultados mostram o efeito das misturas e dos valores de pH de trabalho sobre os valores de % de extração e nos coeficientes de sinergia. A partir dos resultados, ainda parciais, será possível selecionar o par extratante para realização de trabalhos futuros com o objetivo da otimização da separação Gd-Eu por SX. O estudo do efeito sinérgico tem se mostrado bastante interessante no que tange a melhoria da seletividade no tema de estudo.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1790
ISBN: 978-85-8261-028-2
ISSN: 0104-6373
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.