Skip navigation
Result
Title: Avaliação da eficiência de resinas oriundas de fontes renováveis no processo de resinagem de rochas ornamentais por modelagem molecular
View/Open4 - Fernanda_Barbosa_JPCI_2015 impresso.pdf ( 166.97 kB )
Author: Silva, Fernanda Barbosa da
Correia, Julio Cesar Guedes
Carauta, Alexandre Nelson Martiniano
Date of Public.: 2015
Citation: SILVA, F.B.; CORREIA, J.C.G.; CARAUTA, A. N. M. Avaliação da eficiência de resinas oriundas de fontes renováveis no processo de resinagem de rochas ornamentais por modelagem molecular. In: JORNADA DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INTERNA DO CETEM, 04. Rio de Janeiro. Anais. CETEM/MCTI, 2015.
Abstract: Resumo O processo de resinagem visa à melhoria no desempenho e durabilidade das rochas ornamentais. Esta técnica utiliza a aplicação de resinas como forma de eliminar algumas imperfeições, rachaduras e trincas presentes nas rochas. Atualmente, a resina epóxi é o principal produto usado para esta finalidade, porém o seu elevado custo, toxicidade inerente e não biodegradabilidade são desfavoráveis para sua aplicação industrial. O novo paradigma de preservação do meio ambiente vem contribuindo para um maior interesse na utilização de materiais oriundos de fontes renováveis. Neste contexto, os óleos vegetais surgem como boa alternativa na obtenção de polímeros/resinas com diversas aplicações. Este trabalho teve como objetivos comparar a eficiência de interação das resinas à base de óleo de mamona e cardanol com a resina epóxi, comercialmente utilizada, por Modelagem Molecular. Outra etapa do trabalho envolveu a síntese de uma resina poliuretana de mamona a fim de validar experimentalmente os dados da Modelagem Molecular. Os resultados obtidos são satisfatórios já que a estrutura das moléculas do óleo de mamona e do cardanol mostraram-se capazes de interagir com a do mineral albita, além de apresentarem capacidade de interação superior a da resina epóxi. A resina poliuretana sintetizada possui as características esperadas e dessa forma, a resinagem e os ensaios de adesividade a serem realizados poderão confirmar o método computacional. Novas simulações e experimentos estão sendo realizados para uma melhor análise dos resultados.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1799
ISSN: 1983-1722
Appears in Collections:Jornada PCI



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.