Skip navigation
Result
Title: Entendimento do mecanismo de separação entre calcita e apatita por flotação com o uso de gás carbônico e ácido graxo de cadeia curta
View/Open14 - Aiany_ JPCI impresso.pdf ( 125.93 kB )
Author: Bendinelli, Alany Sperandio Silva
Matiolo, Elves
Date of Public.: 2015
Citation: BENDINELLI, A.S.S.; MATIOLO, E.. Entendimento do mecanismo de separação entre calcita e apatita por flotação com o uso de gás carbônico e ácido graxo de cadeia curta. In: JORNADA DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INTERNA DO CETEM, 04. Rio de Janeiro. Anais. CETEM/MCTI, 2015.
Abstract: Resumo A separação por flotação entre apatita e os minerais carbonatados (calcita e dolomita) é complexa devido à similaridade entre as propriedades superficiais destes minerais. O CETEM tem pesquisado um processo de flotação para separação destes minerais baseado na aplicação de gás carbônico injetado no sistema de geração de bolhas das máquinas de flotação e ácidos graxos de cadeira curta como coletor. O plano de trabalho deste projeto PCI compreende estudos fundamentais relacionados aos mecanismos envolvidos na separação entre a calcita e a apatita por flotação, utilizando como modelo o minério fósforo-uranífero da jazida de Santa Quitéria (CE). A metodologia envolve a obtenção de minerais puros de calcita e apatita do minério para medições de potencial zeta e medidas de ângulo de contato e estudos de processo. A apatita purificada apresentou teor de 38 % na fração de 300 μm o que já permite a sua aplicação para as medidas das propriedades superficiais. Foram iniciados os estudos de flotação de calcita em escala de bancada, mas com resultados ainda preliminares.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1821
ISSN: 1983-1722
Appears in Collections:Jornada PCI



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.