Skip navigation
Result
Title: Utilização da casca de arroz como sorvente alternativo para o tratamento de efluentes da Região Carbonífera Sul Catarinense
View/OpenRoberta_Gaidzinski.pdf ( 216.62 kB )
Author: Gaidzinski, Roberta
Souza, Vicente Paulo de
Date of Public.: 2007
Publisher: CETEM
Citation: GAIDZINSKI, R.; SOUZA, V. P. Utilização da casca de arroz como sorvente alternativo para o tratamento de efluentes da Região Carbonífera Sul Catarinense. In: Jornada do Programa de Capacitação Interna do CETEM, 1., Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: CETEM, 2007.
Abstract: O estudo da possibilidade de utilização da casca de arroz como sorvente alternativo para a redução da concentração de Mn(II) nos efluentes provenientes da mineração da Região Carbonífera Sul Catarinense é descrito neste trabalho. O potencial da casca de arroz foi avaliado a partir de sua forma modificada pelo tratamento com NaOH 0,75 mol/L e de sua forma natural (não modificada), em duas granulometrias: abaixo de 355 μm e na faixa de 355-840μm. Testes foram realizados para a avaliação das melhores condições de pH para a retenção de Mn(II) em soluções sintéticas com concentração de 3,5mg/L. Os testes revelaram resultados satisfatórios para valores de pH acima de 6,0. Apesar dos testes com a casca de arroz modificada apresentarem menores valores de concentração final de Mn(II) (abaixo do limite de 1,0mg/L estabelecido para o lançamento de efluentes de acordo com a resolução n. 357 da CONAMA), resultados satisfatórios também foram obtidos com a utilização da casca de arroz não modificada.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/187
ISSN: 1983-1722
Appears in Collections:Jornada PCI



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.