Skip navigation
Result
Title: Beneficiamento e caracterização tecnológica da palygorskita do Piauí para aplicação como absorvedor de metais pesados
View/Open10Bruna de Lemos Novo.pdf ( 462.87 kB )
Author: Novo, Bruna de Lemos
Bertolino, Luiz Carlos
Simões, Karla Mayara Arguelles
Date of Public.: 2016
Publisher: CETEM/MCTIC
Citation: NOVO, B. L., BERTOLINO, L. C., SIMÕES, K. M. A.. Beneficiamento e caracterização tecnológica da palygorskita do Piauí para aplicação como absorvedor de metais pesados. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 24., Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CETEM/MCTIC, 2016.
Abstract: A palygorskita é um argilomineral lamelar hidratado de morfologia fibrosa, cuja composição química é (Mg,Al)5Si8O20(OH)2(OH2)4.4H2O. É um filossilicato 2:1 constituído por uma dupla camada composta de tetraedros de silício e oxigênio ligadas por uma camada octaédrica com íons de magnésio. A presença de microporos e canais em sua estrutura, bem como a natureza alongada das partículas e sua granulometria fina, conferem uma alta superfície específica a esse argilomineral e capacidade de sorção de diferentes tipos de espécies. Neste trabalho, foi estudado o beneficiamento e a caracterização tecnológica da palygorskita da região de Guadalupe-PI para sua aplicação como adsorvedor de metais pesados em efluentes. Desse modo, a amostra de trabalho foi preparada (PAT) e caracterizada por DRX e FRX. A amostra é composta essencialmente por palygorskita, caulinita, quartzo e goethita de acordo com a DRX, e possui 58,0% de SiO2 e 15,80, 4,2 e 7,6% de Al2O3, MgO e Fe2O3, respectivamente, pela FRX. Ensaios de separação magnética a úmido foram conduzidos com a amostra PAT, obtendo-se as frações magnética e não magnética (PATMAG e PATNMAG, respectivamente). A amostra PATNMAG foi caracterizada por DRX e FRX e pelos resultados da FRX, observou-se que o teor de ferro contido na amostra PAT diminuiu na fração não magnética de 7,6 para 7,0%. Uma nova classificação granulométrica a úmido fora realizado com a amostra PATNMAG com o intuito de obter uma fração mais pura, abaixo de 20µm (PATNMAG201), que fora caracterizada pelas técnicas de DRX, FRX, CTC, potencial Zeta, DTA-TG e MEV. O resultado para a CTC foi de 35,5 meq/100g. Os resultados para o potencial Zeta indicaram que a carga superficial da amostra é negativa em uma ampla escala de pH, tornando-a uma excelente adsorvente de cátions.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1872
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.