Skip navigation
Result
Title: Estudo químico de minerais do grupo xenotímio nos pegmatitos ao redor da mina da Volta Grande, visando elementos terras raras
View/Open19 Taís Proença Cidade.pdf ( 287.45 kB )
Author: Cidade, Taís Proença
Neumann, Reiner
Ávila, Ciro Alexandre
Date of Public.: 2016
Publisher: CETEM/MCTIC
Citation: CIDADE, T. P., NEUMANN, R., ÁVILA, C. A.. Estudo químico de minerais do grupo xenotímio nos pegmatitos ao redor da mina da Volta Grande, visando elementos terras raras. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 24., Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CETEM/MCTIC, 2016.
Abstract: O trabalho tem como objetivo estudar dois concentrados de minerais pesados oriundos de pegmatitos localizados ao redor da Mina do Volta Grande visando a identificação dos seus principais constituintes minerais, caracterização daqueles que são os carreadores dos elementos terras raras, dando ênfase nesse trabalho ao xenotímio dos corpos amostrados. A amostragem envolveu cerca de 20 kg de material dos corpos pegmatíticos, que em campo foram lavados, deslamados, peneirados e concentrados em bateia. O produto final concentrado na bateia que foi processado com ultrassom, bromofórmio (d=2,89 kg/L), iodeto de metileno (d= 3,32 kg/L), imã de ferrite e no separador magnético isodiâmico Frantz (0,3, 0,5, 0,6, 0,8, 1,0, 1,5 e 2,0A) visando a separação dos minerais para- e diamagnéticos por susceptibilidade magnética, para descrição mineralógica do concentrado e a separação de grãos específicos para estudo por estereomicroscopia, espectroscopia Raman e MEV-EDS. Foram encontrados preliminarmente no pegmatito Ribeirão dos Mosquitos: ilmenita, columbita-tantalita, granada, xenotímio, monazita, epídoto, cassiterita, gahnita, pirita, zircão, microlita, fenacita, espodumênio, óxido de Fe e turmalina; e no pegmatito Taís 2: ilmenita, granada, óxido de Fe, epídoto, columbita-tantalita, monazita, gahnita, zircão, rutilo, diopsídio e apatita. Os minerais encontrados com ETR na sua composição são monazita, xenotímio e apatita. Xenotímio-(Y) também carreia teores relativamente elevados de ETR médios (Sm – 1,3% e Gd – 4,8%) e pesados (Dy – 4,9%) .
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1885
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.