Skip navigation
Result
Title: Avaliação dos sistemas de abastecimento interno brasileiro de terras raras e sua representação no sistema multi-oferta mundial
View/Open21 Rodolfo Alves dos Santos Ai.pdf ( 460.3 kB )
Author: Ai, Rodolfo Alves dos Santos
Lima, Francisco Mariano da Rocha de Souza
Alvarado, Ligia Marcela Tarazona
Date of Public.: 2016
Publisher: CETEM/MCTIC
Citation: AI, R. A. S., LIMA, F. M. R. S., ALVARADO, L. M. T.. Avaliação dos sistemas de abastecimento interno brasileiro de terras raras e sua representação no sistema multi-oferta mundial. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 24., Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CETEM/MCTIC, 2016.
Abstract: Os elementos terras raras (ETR) são recursos cruciais para o novo milênio por apresentarem características únicas a diversas aplicações tecnológicas. A indústria tem fomentado o crescimento anual da procura destes entre 8% a 11%. Com o auxílio de simulações de modelagem dinâmica, este trabalho tem como objetivo mostrar o mercado brasileiro de tais elementos em face às novas demandas tecnológicas vem crescendo exponencialmente nas ultimas décadas. Para suprir tais demandas, o Brasil importa por volta de 2000 toneladas de terras raras por ano provenientes de compostos químicos e manufaturados. É apresentado, também, a necessidade de melhores estratégias econômicas, principalmente por parte do governo, a fim de incentivar a produção interna e a reciclagem desses elementos cruciais para o novo milênio. Conclui-se que é evidenciada a participação de 2,2% do Brasil no sistema multi-oferta mundial de TR, caso a reciclagem e a produção fossem implementados.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1888
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.