Skip navigation
Result
Title: Análise e comparação de biodiesel sintetizado por catalisador homogêneo e heterogêneo por meio de análise de componentes principais
View/OpenBruno Alves Casemiro.pdf ( 500.63 kB )
Author: Casemiro, Bruno Alves
Correia, Julio Cesar Guedes
Carauta, Alexandre Nelson Martiniano
Date of Public.: 2016
Publisher: CETEM/MCTIC
Citation: CASEMIRO, B. A., CORREIA, J. C. G., CARAUTA, A. N. M. Análise e comparação de biodiesel sintetizado por catalizador homogêneo e heterogêneo por meio de análise de componentes principais. In: Jornada de Iniciação Científica, 24. Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: CETEM/MCTIC, 2004. 5p..
Abstract: O biodisel é uma aposta em energias verdes e sua produção tem crescido no Brasil. Com isso, existe a necessidade de utilização de métodos para o controle de qualidade do biocombustível. O objetivo deste trabalho foi utilizar a quimiometria, por meio da análise de componentes principais (PCA), para avaliação de amostras de biodiesel obtidas a partir de óleo vegetal comercial. Utilizando dezoito amostras sintetizadas por dois catalisadores diferentes (KOH e K2CO3), o método quimiométrico foi aplicado separadamente para as amostras obtidas por cada catalisador. A análise permitiu agrupar as amostras em que as contaminadas estão separadas das não contaminadas em função das duas primeiras componentes principais, apresentando a técnica como uma potencial ferramenta analítica para controle de qualidade para além dos parâmetros físico-químicos.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1899
ISBN: 9788582610503
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.