Skip navigation
Result
Title: Avaliação da interação físico-química entre rochas ornamentais e agentes de proteção utilizados em restauro (esteatito)
Evaluation of the physic-chemical interaction between dimension stoned and agents for protection and restoration (steatite)
View/OpenDaniele Dalto V JPCI.pdf ( 710.04 kB )
Author: Dalto, Daniele Pereira da Silva
Ribeiro, Roberto Carlos da Conceição
Date of Public.: 2016
Publisher: MCTIC/CETEM
Citation: DALTO, D. P. S., RIBEIRO, R. C. C. Avaliação da interação físico-química entre rochas ornamentais e agentes de proteção utilizados em restauro (esteatito). In: JORNADA DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INTERNA DO CETEM, 5. Rio de Janeiro. Anais. CETEM/MCTIC, 2016.
Abstract: Os monumentos contam a história de um povo ou civilização, e, com isso, torna-se muito importante sua preservação. A maioria dos monumentos são constituídos por rochas e estão dispostos ao tempo, acumulando assim a ação do clima e poluentes antropogênicos. Para mitigar essa ação que gera alterabilidade na rocha, normalmente é adicionada uma película de protetivos para cobrir a superfície da rocha. Porém, no mercado atual há uma vasta gama de produtos que podem ser utilizados, nesse contexto, o presente trabalho apresenta a avaliação de quatro diferentes protetivos na superfície de um esteatito, utilizando a avaliação colorimétrica, parâmetros físicos como massa específica, porosidade e absorção de água, testes de molhabilidade e avaliação química por infravermelho. A caracterização química mostrou que o protetivo A é formado por uma mistura de resinas e ceras, protetivo B possivelmente poliestireno e resinas, protetivo C mistura de silano e siloxano e o protetivo D basicamente silano com álcool. As propriedades foram analisadas com dois intervalos diferentes de secagem: 24 e 48h. Dentre as amostras analisadas após a aplicação dos protetivos, não houveram grandes alterações nas propriedades físicas estudadas no presente trabalho, com exceção da determinação colorimétrica e do brilho. Para o tempo de secagem de 48h o protetivo C apresentou melhor resultado no teste de molhabilidade realizado. Na maioria dos testes os protetivos B
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1944
ISSN: 1983-1722
Appears in Collections:Jornada PCI



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.