DC Field | Value |
dc.contributor.author | Silva, Hieres Vettorazzi da |
dc.contributor.author | Castro, Nuria Fernández |
dc.date.accessioned | 2016-09-28T08:47:01Z |
dc.date.available | 2016-09-28T08:47:01Z |
dc.date.issued | 2016 |
dc.identifier.citation | SILVA, H. V., CASTRO, N. F. Aproveitamento de resíduos de pedreiras de rochas ornamentais como agregados para base e sub-base de pavimentos. In: JORNADA DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INTERNA DO CETEM, 5. Rio de Janeiro. Anais. CETEM/MCTIC, 2016. |
dc.identifier.issn | 1983-1722 |
dc.identifier.uri | http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1956 |
dc.description.abstract | Os materiais utilizados na base e sub-base de um pavimento devem apresentar boa resistência compressiva, baixa deformabilidade e serem suficientemente permeáveis para evitar danos estruturais ao pavimento. Os resíduos de rocha ornamental cumulados em pedreiras, ao longo de décadas de atividade, representam um passivo ambiental importante tanto pelo impacto visual que causam quanto pelo inadequado aproveitamento de recursos naturais. Geralmente encontram-se estocados em epósitos de estéreis, conhecidos vulgarmente como “bota-fora”, em volumes acima de milhares de metros cúbicos. Visando à sustentabilidade da produção de rochas ornamentais, o objetivo central deste trabalho é indicar depósitos de resíduos de pedreiras no estado do Espírito Santo que possam ser aproveitados na pavimentação da Rodovia Governador Mario Covas BR-101, cuja duplicação está em fase inicial. Após uma etapa anterior de seleção documental e mapeamento por eoprocessamento, na qual foram identificados 72 alvos potenciais, foi realizado um trabalho de campo constatando-se que 23 pedreiras teriam disponibilidade de aproveitamento, em função da quantidade disponível e da distância à rodovia. A segunda etapa, em andamento, consistiu na coleta de amostras nas frentes de lavra selecionadas e sua caracterização no Núcleo Regional do Espírito Santo do Centro de Tecnologia Mineral - NRES/CETEM/MCTIC. As análises e ensaios pertinentes ainda estão sendo realizados, mas, com os resultados até aqui encontrados, é possível indicar que o aproveitamento de parte desses resíduos na base da pavimentação da BR-101 é viável econômica e tecnologicamente. |
dc.language.iso | pt_BR |
dc.publisher | MCTIC/CETEM |
dc.subject.other | Resíduos de pedreiras |
dc.subject.other | Aproveitamento de resíduos |
dc.subject.other | Agregados minerais |
dc.title | Aproveitamento de resíduos de pedreiras de rochas ornamentais como agregados para base e sub-base de pavimentos |
dc.title | Use of natural stones quarries wastes as aggregates in pavements base and subbase |
dc.subject.en | Quarries wastes |
dc.subject.en | Wastes recovery |
dc.subject.en | Mineral aggregates |
dc.description.abstracten | The materials used for the asphalt pavement base and subbase must have good compressive strength, low deformability and being sufficiently permeable to avoid structural damage to the pavement. Natural stones wastes accumulated in quarries, over decades, are a major environmental liability by both the visual impact as the nappropriate use of natural resources. Generally stored in waste dumps, commonly known in Brazil as "bota-fora", their volumes reach thousands of cubic meters. Aiming at sustainable production of ornamental stones, the V Jornada do Programa de Capacitação Institucional – CETEM 2 main goal of this work is to indicate quarry wastes sites in the State of Espirito Santo that can be utilized in paving the Governor Mario Covas Highway, BR-101, whose duplication is in its initial phase. After an earlier stage of documental selection and GIS mapping, in which 72 potential targets were identified, it was conducted a field work narrowing those to 23 quarries dumps with availability of use, as a function of available volumes and distance to the highway. The second stage, in progress, consisted of sampling of material from the selected quarries and its characterization in the Espirito Santo Regional Unit of the Centre for Mineral Technology - NRES/CETEM/MCTIC. The analysis and relevant tests are still being conducted, but the results so far found, indicate that the use of part of this waste at the BR-101 pavement base is economically and technologically feasible. |
dc.identifier.spci | 5 |
Appears in Collections: | Jornada PCI
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