Skip navigation
Result
Title: The influence of different mineral processing techniques on the bio-extraction of metal values from ores and secondary sources
View/OpenSTA 94.pdf ( 924.46 kB )
Author: Oliveira, Débora Monteiro de
Sobral, Luis Gonzaga Santos
Date of Public.: 2016
Publisher: CETEM/MCTIC
Citation: OLIVEIRA, D. M., SOBRAL, L. G. S. The influence of different mineral processing techniques on the bio-extraction of metal values from ores and secondary sources . Rio de Janeiro: CETEM/MCTIC, 2016. 29p.
Abstract: A progressão do processo de lixiviação pode bem ser descrita por um processo de reação-difusão combinado que progride através da rede de fissuras e poros, mais próximos da superfície das partículas, causadas por diferentes técnicas de processamento mineral, tais como britagem com britador de mandíbulas, HPGR (High pressure grinding rolls - rolos de moagem de alta pressão) e fragmentação letrodinâmica, cada uma delas com suas próprias particularidades. A extensão e a profundidade desta rede de fissuras são função do tamanho das partículas e do método de cominuição. O desafio é definir um modelo de taxa de lixiviação simplificada de modo a descrever a extensão da lixiviação, ao longo do tempo, em termos de um conjunto de parâmetros que podem estar relacionados apenas com o tamanho de partícula e o modo de britagem. A bio-extração de metais a partir de minérios, mais precisamente o processo de biolixiviação, é um processo hidrometalúrgico mediado pela ação de micro-organismos indógenos que necessitam de nutrientes (i.e., N, P e K) para seus metabolismos e dióxido de carbono como a única fonte de carbono, contido no ar utilizado, para geração de biomassa. O processo de biolixiviação de minérios em uma pilha leva em consideração uma faixa própria de tamanho de partícula de modo a alcançar uma eficiência de extração tão elevada quanto possível durante o período de lixiviação.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1967
ISBN: 978-85-8261-063-3
ISSN: 0103-7374
Appears in Collections:Série Tecnologia Ambiental



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.