Skip navigation
Result
Title: Utilização de rochas ornamentais ricas em minerais potássicos como fonte alternativa de insumo agrícola via rochagem : Parte I
View/OpenSRMI-30.pdf ( 2.87 MB )
View/OpenSRMI-30.odt ( 3.44 MB )
Author: Camara, Guilherme de Resende
Faitanin, Bruna Xavier
Silveira, Leonardo Luiz Lyrio da
Chiodi Filho, Cid
Santos, Elton Souza dos
Keywords: Rochas ornamentais
Remineralizadores
Fertilização de solos
Rochagem
Date of Public.: 2021
Publisher: CETEM/MCTI
Citation: Camara, G. R. et al. Utilização de rochas ornamentais ricas em minerais potássicos como fonte alternativa de insumo agrícola via rochagem – Parte I. Rio de Janeiro : CETEM/MCTI, 2021. Série Rochas e Minerais Industriais, 30. 71p.
Series/Report no.: SRMI;30;
Abstract: Garantir a produção de alimentos de qualidade e em quantidade necessárias é um desafio global. Para isso, a agricultura convencional, ou agricultura moderna, faz uso de fertilizantes e corretivos com o objetivo de proporcionar o aumento da produção e da produtividade agrícola, de modo a atender as demandas econômicas em solos naturalmente ácidos e com baixa fertilidade. A necessidade de reposição de nutrientes no solo para a manutenção e aumento da produção e da produtividade agrícola acarreta, então, uma maior demanda de insumos, principalmente nitrogênio, fósforo e potássio, elementos essenciais e de maior exigência pelas culturas. Para isso, torna-se necessária a importação aproximadamente 80% do quantitativo necessário anual, o que torna o Brasil altamente dependente de insumos produzidos por outros países. Nessa perspectiva, o setor agrícola mundial necessita de novas alternativas de fertilização de solos que sejam ambientalmente menos agressivos, de menor custo e de fácil acesso aos produtores rurais, como a exemplo da rochagem, técnica que consiste no uso direto de rochas moídas como forma de melhorar os níveis de fertilidade dos solos. Com o objetivo de acelerar a solubilização dos nutrientes no sistema solo-planta, estudos na área de rochagem geralmente preconizam maximizar a liberação dos elementos químicos presentes nas rochas a partir da utilização de tratamentos físicos, químicos ou biológicos que promovam a sua solubilização. Com a presente proposta vinculada ao programa ‘Cetem Desafios’, objetiva-se proporcionar um embasamento científico, teórico e prático, sobre a importância, vantagens e desvantagens da utilização dos FIBRO na agricultura, visando proporcionar, assim, a mudança de paradigmas relativos à destinação final destes concomitantemente a fertilização de solos agrícolas, uso de agrotóxicos e recuperação de áreas degradadas por atividades antrópicas, de forma que os resultados obtidos possam contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade do setor de rochas ornamentais, com base na transferência de tecnologia.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/2423
ISBN: 978-65-5919-006-5
ISSN: 1518-9155
Appears in Collections:Série Rochas e Minerais Industriais



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.