Skip navigation
Result
Title: Impactos ambientais na bacia hidrográfica de Guapi/Macacu e suas consequências para o abastecimento de água nos municípios do leste da Baía de Guanabara
View/Opensgpa-10_final.pdf ( 46.12 kB )
Author: Dantas, José Roberto da Costa
Almeida, Josimar Ribeiro de
Lins, Gustavo Aveiro
Date of Public.: 2007
Publisher: CETEM
Citation: DANTAS, J. R. C.; LINS, G. A. Impactos ambientais na bacia hidrográfica de Guapi/Macacu e suas consequências para o abastecimento de água nos municípios do leste da Baía de Guanabara. Rio de Janeiro: CETEM, 2007. (Série Gestão e Planejamento Ambiental, 10).
Abstract: Macacu foi evidenciada durante os anos de 2001 e 2002, uma vez que três principais cidades da região do Leste da Baía de Guanabara tiveram sérios problemas com o abastecimento de água. Este trabalho tem como objetivo fazer um diagnóstico da situação ambiental da bacia hidrográfica dos rios Macacu e Guapiaçu, bem como, analisar a importância desta bacia hidrográfica no abastecimento de água das principais cidades da região Leste da Baía de Guanabara: Niterói, São Gonçalo, Guapimirm, Cachoeira de Macacu e Itaboraí. Apesar das obras realizadas pela CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), com o objetivo de manter o fornecimento d'água, a crescente demanda de água na região e os frequentes impactos ambientais presentes nos rios que compõem a bacia de Guapi/Macacu demonstraram que a situação do abastecimento de água da população pode ser comprometida, caso as autoridades competentes não tomem medidas cabíveis. Diante de tais condições, deve-se buscar o entendimento dos usuários e dos órgãos do governo através da comissão prócomitê das bacias do Leste da Guanabara, com o objetivo de apresentar o problema e discutir possíveis alternativas para otimização do uso das águas.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/337
ISBN: 987-85-61121-19-8
ISSN: 1808-0863
Appears in Collections:Série Gestão e Planejamento Ambiental



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.