Skip navigation
Result
Title: Análise de risco aplicada à gestão de rejeitos: uma revisão aplicada aos depósitos de rejeitos radioativos próximos à superfície
View/Opensgpa-9_final.pdf ( 96.99 kB )
Author: Aguiar, Laís Alencar de
Soares, Paulo Sergio Moreira
Melo, Paulo Fernando Ferreira Frutuoso e
Alvim, Antonio Carlos Marques
Date of Public.: 2007
Publisher: CETEM
Citation: AGUIAR, L. A. et al. Análise de risco aplicada à gestão de rejeitos: uma revisão aplicada aos depósitos de rejeitos radioativos próximos à superfície. Rio de Janeiro: CETEM, 2007. (Série Gestão e Planejamento Ambiental, 9).
Abstract: O trabalho apresenta uma revisão crítica de modelos de avaliação de riscos para a deposição de rejeitos radioativos em depósitos próximos à superfície. Rejeitos radioativos são resultantes da geração de energia nuclear e do uso de material radioativo na indústria, pesquisa científica e medicina. Estes rejeitos emitem radiação ionizante e representam perigo potencial para a saúde humana e o meio ambiente. Em geral, rejeitos adequados à deposição em repositórios próximos à superfície são aqueles contendo radionuclídeos de meia vida curta e radionuclídeos de meia vida longa em baixa concentração. O isolamento do rejeito de forma segura e efetiva depende do desempenho integrado do sistema de deposição. A contribuição relativa dos diferentes componentes do sistema para a segurança do repositório variará dependendo do tipo de deposição, da condição do sítio e do tempo desde o fechamento. A estratégia adotada para o gerenciamento de rejeito radioativo deve incluir medidas que garantam a proteção da saúde humana e do meio ambiente em consonância com os princípios e exigências internacionais para gerenciamento de rejeitos radioativos e radioproteção. A avaliação de riscos de deposição deve ser parte integrante desta estratégia de gerenciamento.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/340
ISBN: 978-85-61121-20-4
ISSN: 1808-0863
Appears in Collections:Série Gestão e Planejamento Ambiental



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.