Skip navigation
Result
Title: Aproveitamento de feldspato pegmatítico da Região Borborema-Seridó para produção de vitrocerâmica feldspática reforçada com leucita
View/Opensrmi-13.pdf ( 587.77 kB )
Author: Barbato, Carla Napoli
Ogasawara, Tsuneharu
Sampaio, João Alves
Date of Public.: 2008
Publisher: CETEM
Citation: BARBATO, C. N.; OGASAWARA, T.; SAMPAIO, J. A. Aproveitamento de feldspato pegmatítico da Região Borborema-Seridó para produção de vitrocerâmica feldspática reforçada com leucita. Rio de Janeiro: CETEM, 2008. (Série Rochas e Minerais Industriais, 13).
Abstract: No Brasil, as principais fontes comerciais de feldspato são os pegmatitos, que são rochas de composição basicamente graníticas. Os pegmatitos da região Borborema-Seridó, localizados nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, são constituídos basicamente por minerais de quartzo, feldspato, mica, caulim, entre outros. O principal processo de beneficiamento dos pegmatitos é a flotação, que proporciona a separação, em escala industrial, dos minerais (feldspato, quartzo e mica) com descarte das impurezas, como os minerais de ferro. Na etapa de flotação, foi utilizado como coletor o Lilaflot 811 M (eteramina) para a remoção dos minerais de quartzo e muscovita. O concentrado de feldspato obtido foi utilizado na produção de uma vitrocerâmica feldspática reforçada com leucita, com a seguinte composição química (% em peso): 56,5 de SiO2, 20 de Al2O3, 11,2 de K2O, 0,1 de B2O3, 0,1 de CaO, 10,5 de Na2O e 0,7 de CeO2. A fusão da frita foi realizada em cadinho de alumina, em forno mufla, na temperatura de .200ºC, seguida de choque térmico em água e moagem. As técnicas utilizadas na caracterização da frita foram: análise térmica (DTA/TGA) e difração de raios-X (DRX). As amostras de pó de frita foram prensadas e sinterizadas nas temperaturas de 900, 1.000 e 1.100ºC para obtenção de uma pastilha, que foi submetida ao processo de prensagem a quente, com a finalidade de obter as vitrocerâmicas. Em razão da elevada temperatura utilizada no processo de prensagem a quente, não foi possível obter as vitrocerâmicas.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/410
ISBN: 978-85-61121-33-4
ISSN: 1518-9155
Appears in Collections:Série Rochas e Minerais Industriais



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.