Skip navigation
Result
Title: Determinação do ângulo de contato a partir do método de ascensão capilar seguido da utilização do tensitômetro Kruss K100
View/Open16 - Débora Sanchez Pereira.pdf ( 463.85 kB )
Author: Pereira, Débora Sanchez
Monte, Marisa Bezerra de Mello
Date of Public.: 2013
Publisher: CETEM/MCTI
Citation: PEREIRA, D. S.; MONTE, M. B. M. Determinação do ângulo de contato a partir do método de ascensão capilar seguido da utilização do tensiômetro Kruss K100. In: Jornada do Programa de Capacitação Interna do CETEM, 3., Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2013.
Abstract: A determinação do ângulo de contato é de grande importância na área de processamento mineral como a flotação pelo fato dos minerais apresentarem característica polar quando está em contato com a fase aquosa, ou apolar se está aderido às bolhas de ar. Neste trabalho apresenta-se a técnica de ângulo de contato através do método de avanço capilar para amostras em pós. Os valores são comparados e confirmados na reorganização da Equação de Washburn. As medidas geradas pelo equipamento do ângulo de contato para materiais porosos se apresentaram pouco mais complexas do que pelo método estático (goniômetro Hamé-Hart).
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1008
ISSN: 1983-1722
Appears in Collections:Jornada PCI



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.