Skip navigation
Result
Title: Geração de papel braille utilizando resíduo da lavra de pegmatitos e polietileno de alta densidade (PEAD). (Generation of Braille paper using waste from mining pegmatites and high density polyethylene ( HDPE )
View/OpenNatielly Andressa da Silva Souza.pdf ( 321.68 kB )
Author: Souza, Natielly Andressa da Silva
Ribeiro, Roberto Carlos da Conceição
Date of Public.: 2015
Publisher: CETEM/MCTI
Citation: SOUZA, N. A. S.; RIBEIRO, R. C.C. Geração de papel braille utilizando resíduo da lavra de pegmatitos e polirtileno de alta densidade (PEAD). In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2015. 5p.
Abstract: Existem no mundo 34 milhões de cegos e o grande desafio é fazer a inclusão social dessas pessoas. Os papéis para escrita em Braille precisam ter gramaturas superiores às dos papeis tradicionais e precisam ser mais resistentes para que as saliências produzidas neles não se desgastem com o tempo. Nesse contexto, será avaliada a viabilidade técnica da produção de papéis em Braille utilizando polietileno de alta densidade (PEAD) e resíduos gerados na lavra de pegmatito como carga reforçante. O resíduo foi caracterizado por FRX e DRX e os compósitos, com 10, 30 e 50% de carga, foram extrusados, injetados e submetidos a ensaios de resistência ao impacto, módulo de elasticidade e resistência à tração. De acordo com os resultados obtidos,os resíduos gerados na lavra de pegmatitos podem ser utilizados para geração de papel Braille, nas concentrações de 10 e 30 %, em massa de pegmatito com uso de compatibilizante, visto que possuem maior deformação elástica, maior capacidade de absorção de choques e módulos de elasticidade semelhantes.
URL: http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1766
ISBN: 978-85-8261-0282
ISSN: 0104-6373
Appears in Collections:Jornada de Iniciação Científica



The itens in the repository are protected by copyright with all rights reserved, except where indicated otherwise.