Title: | Avaliação da utilização de argila calcinada em pavimentação asfáltica |
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Author: | Ribeiro, Roberto Carlos da Conceição Correia, Julio Cesar Guedes Seidl, Peter Rudolf |
Date of Public.: | 2007 |
Publisher: | CETEM |
Citation: | RIBEIRO, Roberto Carlos da Conceição; CORREIA, Júlio César Guedes; SEIDL, Peter Rudolf . Avaliação da utilização de argila calcinada em pavimentação asfáltica .Rio de Janeiro: CETEM, 2007. (Série Tecnologia Mineral, 88) |
Abstract: | A região Amazônica é extremamente carente em rochas e, com isso, aprsenta grandes dificuldades na geração de britas para construção civil e pavimentação. Dessa forma, a fim de encontrar um material que possa ser utilizado como brita, pesquisadores do IME (Instituto Militar de Engenha- ria) desenvolveram uma argila calcinada, oriunda da calcinação do caulim, capaz de substituir o conjunto de agregados minerais no processo de pavimentação asfáltica. Baseado nisto, estudou-se o processo de utilização de uma argila calcinada, oriunda de um caulim, em pavimentação asfáltica. Neste trabalho, foram realizados ensaios físicos, preconizados pelo DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte), que são utilizados para o enquadramento de agregados minerais em pavimentação. Além disso, foram realizados ensaios de interação físico-química entre a referida argila calcinada e um conjunto de cinco asfaltos. Por fim, avaliou-se a resistência mecânica de pavimentos asfálticos utilizando a argila e cada um dos cinco asfaltos. Por meio dos ensaios físicos, verificou-se que a argila calcinada enquadrou-se às normas preconizadas pelo DNIT, apresentando distribuição granulométrica adequada, abrasão inferior a 40% e densidade em torno de 2 kg/m3. Porém, em relação ao processo de adsorção físico-química, os resultados de adsorção, adesividade, potencial zeta e ângulo de contato mostraram a baixa interação do ligante asfáltico à supeiície do agregado. Tal fato é refletido nos resultados de resistência mecânica do pavimento, uma vez que os resultados não atenderam às normas estabelecidas pelo DNIT, que são valores superiores a 80%. Dessa forma, verifica-se que para ser utilizada em pavimentação, a argila calcinada necessitará de um “melhorador de adesividade”, capaz de permitir a interação com o ligante asfáltico e, conseqüentemente, melhor desempenho mecânico. |
URL: | http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/58 |
Appears in Collections: | Série Tecnologia Mineral |
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